Discursos de estudantes de pedagogia sobre a argumentação no ensino de ciências
Resumo
Este estudo discute o papel da argumentação em aulas de Ciências, destacando aspectos discursivos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com uma turma do curso de Pedagogia, em uma universidade pública, composta por 28 estudantes que participaram de uma atividade didática sobre argumentação, desenvolvida na disciplina de Metodologia de Ensino. O objetivo da análise é compreender os discursos de estudantes de Pedagogia acerca do papel da argumentação, buscando identificar como percebem as posturas pedagógicas no ensino de Ciências. O referencial teórico-metodológico e analítico fundamenta-se na Análise de Discurso de vertente francesa. Os resultados foram organizados em três categorias discursivas, a saber: complementares, intercomplementares e inter-relacionais. Eles indicam a necessidade de ampliar os debates sobre argumentação, considerando uma perspectiva de inter-relacional. Conclui-se que é essencial incorporar mais discussões sobre a argumentação nos cursos de formação de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 1996.
BARBOSA, Elyana.; BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BONTEMS, Vicent. Bachelard. Tradução de Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 8 mar. 2025.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 43-55, set. 2018.
CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro; LEITÃO, Selma. A natureza argumentativa dos processos inferenciais preditivos na compreensão textual. Estudos de Psicologia, n. 17, p. 35 42, jan.-abr. 2012.
DE CHIARO, Sylvia; LEITÃO, Selma. O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 3, n. 18, p. 350 357, 2005.
FERRAZ, Arthur Tadeu; SASSERON, Lúcia Helena. Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 42-60, 2017. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/312. Acesso em: 13 jan. 2025.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá (org.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf. Acesso em: 28 nov. 2015.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GUIMARÃES, Ricardo Rangel; MASSONI, Neusa Teresinha. Argumentação e pensamento crítico na educação científica: análise de estudos de casos e problematizações conceituais. Revista Brasileira Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 320 344, maio/ago. 2020.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, Maria Pilar. 10 ideas clave: competencias en argumentación y uso de pruebas. Barcelona: Graó, 2010.
KNIGHT-BARDSLEY, Amanda; McNEILL, Katherine. Teachers’ pedagogical design capacity for scientific argumentation. Science Education, v. 100, n. 4, p. 645-672, 2016.
KUHN, Deanna. Science as argument: implications for teaching and learning scientific thinking. Science Education, v. 77, n. 3, p. 319-337, 1993.
LEITÃO, Selma. Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 454-462, 2007.
LIMA, Raquel Cordeiro Nogueira; LEITÃO, Selma; DE CHIARO, Sylvia. Impactos do componente curricular ‘Argumentação na Educação’ na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores. Revista Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 26-50, set.-dez. 2023.
LIMA, Sheyla Fabrícia Alves; PIRIS, Eduardo Lopes. A noção de capacidade argumentativa em diferentes perspectivas de estudo da argumentação. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 13, n. 2, jul./dez. 2021.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 2006.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 2013.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Argumentação e análise de discurso: conceito e análise. Campinas: Pontes Editores, 2023.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED), v. 16, n. 2, p. 68-80, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33239/26943. Acesso em: 15 jan. 2025.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Processo discursivo, (re)escrita e ensino. Revista Leitura, v. 1, n. 74, p. 5-12, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14137. Acesso em: 15 jan. 2025.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; CAVALLET, Valdo José. Docência no ensino superior: construir caminhos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. (org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp, 2003. p. 267-278.
PINHEIRO, Regina; LEITÃO, Selma. Consciência da estrutura argumentativa e produção textual. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 423-432, 2007.
RAPANTA, Chrysi. Professores como facilitadores da argumentação entre estudantes: uma necessidade emergente. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 50, n. 2, p. 41-62, 2016.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria dei Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 5. ed. São Paulo: Penso, 2013.
SASSERON, Lucia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados, evidências e variáveis no estabelecimento de justificativas. Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 2, p. 393-410, 2014.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Ilton Benoni da. Inter-relação: a pedagogia da ciência – uma leitura do discurso epistemológico de Gaston Bachelard. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
Copyright (c) 2025 Autor e Revista EID&A

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).