O ensino de argumentação como prática social de linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental

O papel dos projetos de letramento

Palavras-chave: Projeto de letramento, Ensino de argumentação como prática social de linguagem, Contexto pandêmico da Covid 19, Cidadania

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de argumentação a partir do trabalho com um projeto de letramento voltado para o ensino da leitura e escrita com vistas ao exercício da cidadania e à defesa da vida. Teoricamente, nossa discussão está ancorada nos estudos de letramento de vertente sociocultural, na pedagogia crítica e nos estudos que tratam a argumentação na perspectiva interacional como prática social de linguagem. Metodologicamente, analisamos dados recortados de uma dissertação de mestrado, cuja investigação foi realizada na área da Linguística Aplicada. A pesquisa de vertente etnográfica foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa e interpretativista, configurando-se como uma pesquisa-ação crítica. Concluímos que trabalhar a argumentação como prática social de linguagem em projetos de letramento favorece a formação crítica dos estudantes; oportuniza a vivência da cidadania para além dos muros da escola; estimula a participação social e política dos educandos.

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Biografia do Autor

Stepheson Ray de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Pedagogia, Universidade Potiguar (UnP), graduado em Letras Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutorando em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN). Professor efetivo das redes de educação pública: estadual e municipal. Tem interesse nos estudos dos Letramentos, Linguística Aplicada e Argumentação. 

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Publicado
2025-06-03
Como Citar
Oliveira, S., & Santos-Marques, I. (2025). O ensino de argumentação como prática social de linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 25(1), 263-291. https://doi.org/10.47369/eidea-25-1-4601
Seção
Artigos