Modo de organização do texto argumentativo em redações nota mil do Enem

Palavras-chave: Enem. Matriz de avaliação. Redações nota mil. Organização argumentativa.

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) publica anualmente a Cartilha do Participante, que orienta a produção da redação, baseada na necessidade de atender às cinco competências avaliativas. Neste trabalho analisamos o modo de organização do texto argumentativo, com foco na Competência 3: "Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista" (Brasil, 2022, p. 16). O corpus é composto por duas redações nota mil do Enem, de 2018 e 2019, analisadas à luz da Semiolinguística de Charaudeau (2019). Os resultados indicam que essas redações seguem uma lógica argumentativa padronizada, fundamentada no modelo textual mais conhecido como "redação esqueleto", que se alinha ao projeto de texto que é esperado pela matriz avaliativa do Enem, revelando relações de semelhança no modo de organização do discurso argumentativo. Conclui-se que essa padronização pode limitar a criatividade e a originalidade dos participantes, promovendo um discurso uniformizado.

 

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Referências

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Publicado
2025-06-03
Como Citar
Cruz, J., & Campos, S. (2025). Modo de organização do texto argumentativo em redações nota mil do Enem. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 25(1), 237-262. https://doi.org/10.47369/eidea-25-1-4600
Seção
Artigos