Argumentação na mídia, problematicidade e imitação nos gêneros transgressivos
Resumo
Neste artigo, discutimos algumas formas de argumentação midiática, analisando certas estratégias discursivas tidas como transgressivas (ou, ainda, imitativas) como, por exemplo, a paródia, o pastiche etc. Com efeito, evidenciamos como o conceito de “problematicidade” – entendida como uma característica da linguagem de se apresentar como uma estrutura, ao mesmo tempo, interrogante-solucionante – pode ser aplicado aos gêneros que imitam enunciados das mídias de informação, reconfigurando as razões e as atitudes supostamente atribuídas à instância de recepção pela instância produtora dos discursos. Partindo dessa ideia, apresentamos nossa proposta de entender a “problematicidade” como um fator constitutivo para o efeito pretendido com a “imitação” presente nos gêneros transgressivos.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).