Argumentação e cena da enunciação em televangelhos
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar, de acordo com os pressupostos teóricos da Análise de Discurso francesa, os aspectos discursivos e argumentativos de televangelhos. O objeto de estudo é constituído por culto protestante e missa católica veiculados na televisão. Articulam-se conceitos de Dominique Maingueneau, principalmente o de cena da enunciação, e as contribuições de Chaim Perelman & Olbrechts-Tyteca relativas à argumentação. Maingueneau e os teóricos da argumentação contribuem de formas diferentes, estão em paradigmas epistemológicos distintos, porém importantes para pensar o objeto proposto, já que tratamos de um discurso que pelas distintas materialidades significantes que o configura se constitui na fronteira entre o argumentativo e o discursivo. Os resultados da pesquisa esclarecem que cada modelo de análise tem um quadro cênico determinado de acordo com suas condições de produção e que os argumentos utilizados pelos oradores são produtos desta cenografia que o discurso permitiu construir, assim como o ethos do orador reflete os próprios posicionamentos implicados no discurso.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).