O discurso sobre o brinquedo na mídia eletrônica e a construção de sentidos sobre masculino e feminino

  • Marina Coelho Pereira Universidade de São Paulo
  • Soraya Maria Romano Pacifico
Palavras-chave: Discurso. Sujeito. Brinquedo. Gênero.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar, à luz da Análise do Discurso pecheutiana (AD), o discurso publicitário sobre o brinquedo na construção de sentidos sobre masculino e feminino. O corpus é constituído por um recorte de um blog que veiculou propagandas de brinquedos bem como pelos comentários do blogueiro a esse respeito. O blog foi selecionado a partir de uma busca na internet utilizando as palavras-chave: gênero, propaganda, brinquedo. Os resultados apontam que as propagandas e os anúncios de brinquedos destinados à criança, como analisados, legitimam os sentidos tecidos sócio-historicamente para masculino e feminino, reforçando a separação de gênero. Com base nisso, defendemos que a escola deve constituir-se como um contraponto ao apelo publicitário e ser um lugar de (trans)formação, especialmente, no que se refere a brinquedos e brincadeiras. O professor, nessa perspectiva, deve colocar em curso discursos abertos à polifonia, os quais coloquem os sujeitos-alunos em contato com inúmeras possibilidades de sentidos e interpretações sobre criança, brinquedos, brincadeiras e gênero. Desse modo, os alunos terão a oportunidade de aprender que o sentido pode vir a ser outro.

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Publicado
2015-04-29
Como Citar
Pereira, M., & Pacifico, S. M. (2015). O discurso sobre o brinquedo na mídia eletrônica e a construção de sentidos sobre masculino e feminino. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 6(1), 89-102. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/452
Seção
Artigos