Estamos vendendo ideias: configurações argumentativas em textos da revista Pif-Paf

Palavras-chave: Configuração textual, Dimensão Argumentativa, Linguística textual, Pif-Paf

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar, na revista Pif-Paf, criada em pleno regime militar no Brasil, como gêneros textuais com as configurações que são construídas e reconhecidas sócio historicamente funcionam argumentativamente, considerando que o princípio da argumentatividade é constitutivo de todo e qualquer texto. A análise está fundamentada em estudos da argumentação, com foco na noção de dimensão argumentativa proposta por Amossy (2008, 2018); e em estudos da argumentação realizados na Linguística Textual, especialmente por Cavalcante et al (2020, 2022). Resultados indicam que a escolha de gêneros textuais como configurados em razão de aspectos contextuais é uma relevante estratégia utilizada por autores da revista, a fim de expor posicionamentos em meio à censura e repressão da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Miyazaki Fonseca, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e integrante do Grupo de Estudos de Textos Humorísticos (GETHu/CNPq).

Vanda Maria da Silva Elias, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pela Universidade Federal do Ceará, (2016). É professora no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi professora associada do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), onde atuou de 1993 até 2014, dedicando-se ao ensino na graduação e na pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), à pesquisa e à extensão universitária. Desenvolve pesquisas em Linguística Textual relacionadas à produção escrita, leitura, hipertextualidade e ensino de língua portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO- UNIFESP/CNPq). É membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). É vice-líder do grupo Protexto (UNILAB-CNPq). Assumiu a vice coordenação da Comissão de Linguística Textual da ABRALIN em 2023. É coautora de obras como Ler e compreender: os sentidos do texto; Ler e escrever: estratégias de produção textual; escrever e argumentar; organizou a obra Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura e foi coordenadora da coleção Linguagem Ensino.

Referências

ABREU, A. A. A participação da imprensa na queda do Governo Goulart. In: FICO, C. et. al. (Orgs.), 1964-2004 - 40 anos do Golpe: ditadura militar e resistência no Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.

AMOSSY, R. As modalidades argumentativas do discurso. In: LARA, G.; MACHADO, I.; EMEDIATO, W. (Orgs.). Análises do discurso hoje, vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p. 231-254.

AMOSSY, R. A argumentação no discurso. Trad. Eduardo Lopes Piris et al. São Paulo: Contexto, 2018.

ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.

BERTOLETTI, E. N. M. Lourenço Filho e a alfabetização: um estudo de Cartilha do povo e da cartilha Upa, cavalinho. São Paulo: UNESP, 2006.

CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. A. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.

CAVALCANTE, M.; PINTO, R.; BRITO, M. Polêmica e argumentação: interfaces possíveis em textos midiáticos de natureza política. Diacrítica, v. 32, n. 1, 2018.

CAVALCANTE, M. M. et al. Linguística textual e argumentação. Campinas: Pontes Editores, 2020.

CAVALCANTE, M. M. et al. Linguística Textual: conceitos e aplicações. Campinas: Pontes Editores, 2022.

CARVALHO, J.; ARAGÃO, I. Infografia: Conceito e Prática. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 9, n. 3, p. 160-177, 2012.

CUNHA, J. E. A. B. Desenhos de humor, crítica e planejamento gráfico editorial: a revista Pif Paf (1964). Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) – Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas, 2018.

DEUS, J. Cartilha maternal ou arte da leitura por João de Deus. Porto: Livraria Universal de Magalhães e Moniz, 1876.

DOMINGUES, C. L. K; EBERT, S. F. Alfabetização e Ditadura Militar: relação entre a cartilha e os métodos de alfabetização. Debates em Educação, v. 7, n. 14, 2015.

ELIAS, V. M.; CAPISTRANO JÚNIOR, R. O Texto Na Linguística Textual: Entrevista À Vanda Maria Elias. PERcursos Linguísticos, v. 11, n. 29, p. 24-31, 2021.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1987.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LIMA, B. A. Caminho Suave: alfabetização pela imagem. São Paulo: Caminho Suave LTDA, 1948.

LOURENÇO FILHO, M. B. Cartilha do povo - para a ensinar a ler rapidamente. São Paulo: Melhoramentos, 1928.

MACEDO, P. S. A. Análise da argumentação no discurso: uma perspectiva textual. 245f - Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; Bezerra, M.A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

FERNANDES, M. Cartilha para o povo. Pif-Paf, Rio de Janeiro, v. 1, p.11, mai. 1964.

FERNANDES, M. O jogo da democracia. Pif-Paf, Rio de Janeiro, v. 2, jun. 1964.

FERNANDES, M. Mas, afinal, o que é liberdade? Pif-Paf, Rio de Janeiro, v. 2, p.8-9, jun. 1964.

FERNANDES, M. Um paulista comum. Pif-Paf, Rio de Janeiro, v. 5, p. 23, jul. 1964.

PINTO, R. Como argumentar e persuadir - Práticas: política, jurídica e jornalística. Lisboa: Quid Juris? Sociedade Editora, 2010.

PIZZANI, A.; RIOLO, V. A multimodalidade contribuindo e influenciando no processo de letramento do gênero cartilha. Cadernos do CNLF, v.1, p. 103-115, 2013.

Publicado
2024-12-25
Como Citar
Fonseca, H., & Elias, V. (2024). Estamos vendendo ideias: configurações argumentativas em textos da revista Pif-Paf. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 24(3), 201-219. https://doi.org/10.47369/eidea-24-3-4465
Seção
Artigos