Do silêncio ao grito

A argumentação no discurso de resistência à violência política de gênero

Palavras-chave: Discurso, Argumentação, Silenciamento, Grito

Resumo

O presente trabalho, amparado pela perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso (AD) de vertente materialista, tem como objetivo compreender o funcionamento da argumentação no discurso de resistência do sujeito-parlamentar-mulher à violência política de gênero. Tal violência age sobre as mulheres durante sua atuação como parlamentares através de interrupções, ofensas, censura e silenciamento. De acordo com Orlandi (2007c), essa é uma estratégia argumentativa da retórica da opressão para excluir o adversário do debate político. No entanto, como reação, tem-se a retórica da resistência em que se produz estratégias específicas para resistir ao silenciamento. A fim de compreender o funcionamento dessa forma de argumentação, elegemos como objeto de análise um vídeo que apresenta um recorte da sessão da CPI do MST, em que a parlamentar Sâmia Bomfim é interrompida e impedida de falar. A partir da análise, observamos que o sujeito recorre a outras estratégias como o grito para se fazer ouvir. 

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Biografia do Autor

Carolina Fernandes, Unipampa

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora associada do curso de Letras na Universidade Federal do Pampa e do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Pêcheuxtianos e tutora do Programa de Educação Tutorial PET-Letras, campus Bagé.

Willisan Coelho Muria, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) com bolsa DS-CAPES. Graduado em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé.

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Publicado
2025-08-31
Como Citar
Fernandes, C., & Muria, W. (2025). Do silêncio ao grito. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 25(2), 1-22. https://doi.org/10.47369/eidea-25-2-4462
Seção
Artigos