Análise linguística/semiótica em perspectiva dialógica a favor da leitura

O uso de elementos argumentativos em artigos de opinião

Palavras-chave: Análise linguística/semiótica em perspectiva dialógica, Argumentação, Proposta didática, Artigo de opinião

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta didática voltada para turmas de 1º ano do Ensino Médio, fundamentada nas contribuições da análise linguística/semiótica em perspectiva dialógica e nos estudos sobre a argumentação para o trabalho com o gênero artigo de opinião. A partir de debates que promovam reflexão crítica sobre as escolhas composicionais, sejam elas verbais ou visuais, os estudos e a percepção dos enunciados é ressignificado, situando-os no contexto real de uso e nas interações sociais que influenciam os sentidos. Ao tratar a linguagem como um fenômeno vivo e histórico, a proposta incentiva que os estudantes percebam não apenas as estruturas formais, mas também as intenções discursivas, os valores subjacentes e as implicações socioculturais dos enunciados. Dessa forma, o ensino de Língua Portuguesa transcende o estudo das regras gramaticais, enfatizando o desenvolvimento da competência crítica e argumentativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Lopes Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Tem interesse na área de Linguística, especialmente por temas que envolvem Linguística Aplicada, o uso das tecnologias no ensino e formação docente.

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

Referências

ACOSTA PEREIRA, R. A prática de análise linguística/semiótica de base dialógica: reflexões para leitores iniciantes. São Carlos: Pedro & João, 2022.

ALMEIDA, M. F.; XAVIER, M. M. Argumentação na escola: leituras dialógicas na mídia política. In: AZEVEDO, I. C. M.; PIRIS, E. L. (orgs.) Discurso e argumentação: fotografias indisciplinares. v. 2. Coimbra: Grácio, 2018. p. 45-51.

AMOSSY, R. Argumentação e Análise do Discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Tradução de Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio Ferreira. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, v. 1, n. 1, p. 129-144, nov. 2011. Disponível em: https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/389. Acesso em: 3 set. 2024.

AMOSSY, R. A argumentação no discurso. Tradução de Ângela M. S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2018.

BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1963].

BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2013 [1944-1945].

BARBOSA, J. L. N. O enunciado digital tensionado sob a concepção filosófica bakhtiniana do ato responsável: um enfoque não-logocêntrico. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CAVALHEIRO, S. A.; FURQUIM, E. O texto como unidade de ensino: visão bakhtiniana. Thêma et Scientia, v. 14, n. 1, jan/jun 2024, p. 69-79. Disponível em: https://ojsrevistas.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/2022. Acesso em: 27 ago. 2024.

CURZI, Y. Artigo: Eleições de 2024: regular a IA é imprescindível. Correio Braziliense, 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/07/6902810-artigo-eleicoes-de-2024-regular-a-ia-e-imprescindivel.html. Acesso em: 10 mar. 2025.

FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. da et al. (orgs.). Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 45-66.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. Campinas: Assoeste, 1984.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GIOVANI, F.; CAMARGOS, M. L. João Wanderley Geraldi: o pesquisador linguista, professor formador e singular leitor brasileiro de Bakhtin e o seu círculo de estudos. Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 13, n. 25, jan./jun. 2024, p. 434-449. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/9142. Acesso em: 27 ago. 2024.

GOMES, S. N. de S.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Construções valorativas em recursos linguístico-enunciativos na fábula: uma sequência de atividades ao 9° ano. In: ROCHA, C. M. da; SANCHES, R. D. (Orgs.). Linguística na Amazônia: descrição, diversidade e ensino. Volume 2. Rio Branco: Nepan, 2022. p. 191-215.

KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e do expor. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LINO DE ARAÚJO, D. Análise linguística em função da leitura: sugestões metodológicas. In: LINO DE ARAÚJO, D.; FERREIRA, E. C. A.; CARVALHO, A. S. (Orgs.). Língua e literatura no ensino médio: propostas. 2 ed. Campina Grande: EDUFCG, 2019. p. 137-187.

MAZILLO, T. M. O diário do professor-aluno: um instrumento para a avaliação do agir. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].

MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. da; FERREIRA, L. G. Pesquisa qualitativa e quantitativa: imbricação de múltiplos e complexos fatores das abordagens investigativas. Momentos: diálogos em educação, v. 31, n. 3, set./dez. 2024, p. 201-218. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14538. Acesso em: 10 mar. 2025.

MORAIS, E. P.; SANTOS, L. V.; JUNIOR, J. N. B. M. As figuras de retórica como dispositivo argumentativo no pronunciamento de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Rhêtorikê, v. 1, n. 10, 2024, p. 1-19. Disponível em: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/rhetorike/article/view/1511/1020. Acesso em: 2 set. 2024.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

OLIVEIRA, R. P. Semântica. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. v. 2. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

POLATO, A. D. M. Análise linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 2017. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. O conto em prática de análise linguística dialógica no ensino médio. In: BARROS, E. M. D. de; STRIQUER, M. dos S. D.; STORTO, L. J. (Orgs.). Propostas didáticas para o ensino da língua portuguesa. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 43-69.

POLATO, A. D. M.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Análise Linguística em Charge: Sequência de Atividades Dialógicas. Línguas & Letras, v. 21, n. 49, p. 127-154, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24631. Acesso em: 5 set. 2024.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. A expansão das consciências socioideológica e linguística em prática de análise linguística de perspectiva dialógica. Letras, Santa Maria, v. 32, n. 64, p. 60-79, jan./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69762. Acesso em: 5 set. 2024.

PRADO, L. F.; GIOVANINI, C. Por que o uso de inteligência artificial não deve ser proibido nas eleições?. Estadão, 2024. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/por-que-o-uso-de-inteligencia-artificial-nao-deve-ser-proibido-nas-eleicoes/?srsltid=AfmBOoolgnnN_wIxFqJgyziMaiKuuv2disa-OoJJZgUUUOCQ58kz0sGU. Acesso em: 10 mar. 2025.

ROCHA, M. S.; SILVA, F. H.; MOURA, J. B. Retórica e manipulação no discurso neopetencostal da igreja Santa de Jesus Cristo. Rhêtorikê, v. 1, n. 10, 2024, p. 1-23. Disponível em: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/rhetorike/article/view/1508/1017. Acesso em: 3 set. 2024.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2018 [1929].

Publicado
2025-06-03
Como Citar
Bezerra, A., & Xavier, M. (2025). Análise linguística/semiótica em perspectiva dialógica a favor da leitura. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 25(1), 85-112. https://doi.org/10.47369/eidea-25-1-4456
Seção
Artigos