Informante em potencial e epistemicamente responsável

Duas visões sobre a regulação das práticas de argumentadores

Palavras-chave: Abordagem epistemológica da argumentação, Critérios da boa argumentação, Posição epistêmica, Responsabilidade epistêmica

Resumo

Discutimos dois modos de compreender a regulação da boa argumentação centrada nas práticas de argumentadores: o modelo da posição epistêmica de Alvin Goldman, segundo o qual o argumentador é um informante com potencial veritativo, e a reconstrução deste último elaborada por Christoph Lumer, segundo o qual o argumentador é um informante, mas que essa autoridade epistêmica implica em uma dependência epistêmica por parte do ouvinte e implica em um tipo peculiar de responsabilidade epistêmica. Ambas as propostas fazem parte do que se denomina hoje de Abordagem Epistemológica da Argumentação. Epistemólogos do argumento lidam com o problema acerca da função e do proposito padrão, em que tipicamente sustentam que a argumentação deva possuir funções, propósitos de natureza epistêmica (verdade e aceitabilidade etc.). Metodologicamente, justificam a tese funcional com critérios que buscam delimitar as condições ideais da boa argumentação, como a argumentação deve funcionar para atingir os propósitos e realizar tais funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Freitas Costa Canal, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná em epistemologia da argumentação, uma abordagem dentro da Lógica Informal e Teoria da Argumentação contemporâneas. Mestre em Filosofia pela UNESP/Marília, área Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica. Investigo sobre Filosofia da Mente, Ensino de Filosofia, Epistemologia da Argumentação e do Pensamento Crítico.

Referências

BERMEJO-LUQUE, Lilian. Giving Reasons: A Linguistic-Pragmatic Approach to Argumentation Theory. Dordrecht: Springer, 2011a.

BERMEJO-LUQUE, Lilian. Giving Reasons: A Contribution to Argumentation Theory. In: Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia. Donostia-San Sebastián/Espanha, v. 26, n.72, p. 273-277, 2011b.

BIRO, John. A Sketch of an Epistemic Theory of Fallacies. In: VAN EEMEREN, Frans Hendrik [org.]. Argumentation, Analysis and Practics: Proceedings of the 1986 Amsterdam Conference on Argumentation. Dordrecht: Foris, 1987. p. 65-73.

BIRO, John; SIEGEL, Harvey. Normativity, Argumentation and an Epistemic Theory of Fallacies. In: VAN EEMEREN, Frans Hendrik; GROOTENDORST, Rob; BLAIR John Antony.; WILLARD, Charles (orgs.). Argumentation: Across the Lines of Discipline. Dordrecht: Foris, 1991. p. 189-199.

BIRO, John; SIEGEL, Harvey. Normativity, Argumentation and an Epistemic Theory of Fallacies. In: VAN EEMEREN, Frans Hendrik; GROOTENDORST, Rob. Argumentation Illuminated. Dordrecht: Foris Publications, 1992. p.85-103.

BIRO, John; SIEGEL, Harvey. In Defense of the Objective Epistemic Approach to Argumentation. Informal Logic, v.26, n.1, 2006.

BLAIR, John Antony; JOHNSON, Ralph. Argumentation as Dialectical, Argumentation, v. 1, n. 1, p 41-56, 1987.

FELDMAN, Richard. Good Arguments. In: SCHMITT, Frederick F. (ed.) Socializing Epistemology: The Social Dimensions of Knowledge. Lanham, MD: Rowman/Littlefield, 1994. p. 159-188.

FELDMAN, Richard. Reason and Argument. N.J: Prentice-Hall, 1993/1999.

GOLDMAN, Alvin Ira. An Epistemological Approach to Argumentation. Informal Logic. v. 23, n.1, p. 51-63, 2003.

GOLDMAN, Alvin Ira. Knowledge in a Social World. Oxford University Press, NY, 1999.

HABERMAS, Jürgen. Theorie des kommunikativen Handelns. v. 1, Handlungs rationalitdt und gesellschaftliche Rationalisierung. Frankfurt: Suhrkamp, 1981.

HAMBLIN, Charles L. Fallacies. London: Methuen, 1970.

JOHNSON, Ralph. Manifest Rationality. A Pragmatic Theory of Argument. Mahwah, New Jersey & London: Erlbaum, 2000.

LUMER, Christoph. Praktische Argumentationstheorie. Theoretische Grundlagen, praktische Begriindung und Regeln wichtiger Argumentationsarten. Braunschweig: Vieweg, 1990.

LUMER, Christoph. Structure and Function of Argumentations. An Epistemological Approach to Determining Criteria for the Validity and Adequacy of Argumentations. In: van Eemeren, Frans Hendrik. Proceedings of the Second International Conference on Argumentation. Amsterdam: Sicsat. p. 98-107, 1991.

LUMER, Christoph. The Epistemological Approach to Argumentation: A Map. Informal Logic, v. 25, n. 3, p. 189-212, 2005a.

LUMER, Christoph. The epistemological theory of argument to argumentation: how and why?. Informal Logic, Windsor, v. 25, n. 3, p. 189-212, 2005b.

PERELMAN, Chaïm.; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. La nouvelle rhétorique: Traité de l’argumentation. Paris: Presses Universitaires de France, 1958.

PERELMAN, C. The new rhetoric. A theory of practical reasoning. In: PERELMAN, C. The new rhetoric and the humanities. Essays on Rhetoric and its Applications. D. Reidel publishing company: Dordrecht/Boston/London, p. 1-42, 1979.

PERELMAN, Chaïm. The New Rhetoric and the Rhetoricians: Remembrances and Comments. Quarterly Journal of Speech, v.70, n. 2, p.188-96, 1984.

PERELMAN, Chaïm.; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: A nova retórica. Tradução de Maria E. A. Prado Galvão São Paulo: Martins Fontes, 2014.

SANFORD, David. H. Begging the question. Analysis, v.32, n.6, p. 197-199, 1972.

SINNOTT-ARMSTRONG, Walter. Begging the question. Australasian Journal of Philosophy, v.77, n.2, p.174-191, 1999.

MCCAIN, Kevin; STAPLEFORD, Scott (orgs). Epistemic duties: new arguments, new angles. New York: Routledge, 2020.

VAN EEMEREN, Frans Hendrik. Argumentation Theory: A Pragma-Dialectical Perspective. Springer/Nature: Switzerland, 2018.

VAN EEMEREN, Frans Hendrik, GROOTENDORST, Rob. The Development of the Pragma-dialectical Approach to Argumentation, Argumentation, v.17, p. 387-403, 2003b.

VAN EEMEREN, Frans Hendrik, GROOTENDORST, Rob. A Systematic Theory of Argumentation: The pragma-dialectical approach. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

Publicado
2025-06-03
Como Citar
Canal, R. (2025). Informante em potencial e epistemicamente responsável. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 25(1), 28-58. https://doi.org/10.47369/eidea-25-1-4445
Seção
Artigos