Informante em potencial e epistemicamente responsável
Duas visões sobre a regulação das práticas de argumentadores
Resumo
Discutimos dois modos de compreender a regulação da boa argumentação centrada nas práticas de argumentadores: o modelo da posição epistêmica de Alvin Goldman, segundo o qual o argumentador é um informante com potencial veritativo, e a reconstrução deste último elaborada por Christoph Lumer, segundo o qual o argumentador é um informante, mas que essa autoridade epistêmica implica em uma dependência epistêmica por parte do ouvinte e implica em um tipo peculiar de responsabilidade epistêmica. Ambas as propostas fazem parte do que se denomina hoje de Abordagem Epistemológica da Argumentação. Epistemólogos do argumento lidam com o problema acerca da função e do proposito padrão, em que tipicamente sustentam que a argumentação deva possuir funções, propósitos de natureza epistêmica (verdade e aceitabilidade etc.). Metodologicamente, justificam a tese funcional com critérios que buscam delimitar as condições ideais da boa argumentação, como a argumentação deve funcionar para atingir os propósitos e realizar tais funções.
Downloads
Referências
BERMEJO-LUQUE, Lilian. Giving Reasons: A Linguistic-Pragmatic Approach to Argumentation Theory. Dordrecht: Springer, 2011a.
BERMEJO-LUQUE, Lilian. Giving Reasons: A Contribution to Argumentation Theory. In: Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia. Donostia-San Sebastián/Espanha, v. 26, n.72, p. 273-277, 2011b.
BIRO, John. A Sketch of an Epistemic Theory of Fallacies. In: VAN EEMEREN, Frans Hendrik [org.]. Argumentation, Analysis and Practics: Proceedings of the 1986 Amsterdam Conference on Argumentation. Dordrecht: Foris, 1987. p. 65-73.
BIRO, John; SIEGEL, Harvey. Normativity, Argumentation and an Epistemic Theory of Fallacies. In: VAN EEMEREN, Frans Hendrik; GROOTENDORST, Rob; BLAIR John Antony.; WILLARD, Charles (orgs.). Argumentation: Across the Lines of Discipline. Dordrecht: Foris, 1991. p. 189-199.
BIRO, John; SIEGEL, Harvey. Normativity, Argumentation and an Epistemic Theory of Fallacies. In: VAN EEMEREN, Frans Hendrik; GROOTENDORST, Rob. Argumentation Illuminated. Dordrecht: Foris Publications, 1992. p.85-103.
BIRO, John; SIEGEL, Harvey. In Defense of the Objective Epistemic Approach to Argumentation. Informal Logic, v.26, n.1, 2006.
BLAIR, John Antony; JOHNSON, Ralph. Argumentation as Dialectical, Argumentation, v. 1, n. 1, p 41-56, 1987.
FELDMAN, Richard. Good Arguments. In: SCHMITT, Frederick F. (ed.) Socializing Epistemology: The Social Dimensions of Knowledge. Lanham, MD: Rowman/Littlefield, 1994. p. 159-188.
FELDMAN, Richard. Reason and Argument. N.J: Prentice-Hall, 1993/1999.
GOLDMAN, Alvin Ira. An Epistemological Approach to Argumentation. Informal Logic. v. 23, n.1, p. 51-63, 2003.
GOLDMAN, Alvin Ira. Knowledge in a Social World. Oxford University Press, NY, 1999.
HABERMAS, Jürgen. Theorie des kommunikativen Handelns. v. 1, Handlungs rationalitdt und gesellschaftliche Rationalisierung. Frankfurt: Suhrkamp, 1981.
HAMBLIN, Charles L. Fallacies. London: Methuen, 1970.
JOHNSON, Ralph. Manifest Rationality. A Pragmatic Theory of Argument. Mahwah, New Jersey & London: Erlbaum, 2000.
LUMER, Christoph. Praktische Argumentationstheorie. Theoretische Grundlagen, praktische Begriindung und Regeln wichtiger Argumentationsarten. Braunschweig: Vieweg, 1990.
LUMER, Christoph. Structure and Function of Argumentations. An Epistemological Approach to Determining Criteria for the Validity and Adequacy of Argumentations. In: van Eemeren, Frans Hendrik. Proceedings of the Second International Conference on Argumentation. Amsterdam: Sicsat. p. 98-107, 1991.
LUMER, Christoph. The Epistemological Approach to Argumentation: A Map. Informal Logic, v. 25, n. 3, p. 189-212, 2005a.
LUMER, Christoph. The epistemological theory of argument to argumentation: how and why?. Informal Logic, Windsor, v. 25, n. 3, p. 189-212, 2005b.
PERELMAN, Chaïm.; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. La nouvelle rhétorique: Traité de l’argumentation. Paris: Presses Universitaires de France, 1958.
PERELMAN, C. The new rhetoric. A theory of practical reasoning. In: PERELMAN, C. The new rhetoric and the humanities. Essays on Rhetoric and its Applications. D. Reidel publishing company: Dordrecht/Boston/London, p. 1-42, 1979.
PERELMAN, Chaïm. The New Rhetoric and the Rhetoricians: Remembrances and Comments. Quarterly Journal of Speech, v.70, n. 2, p.188-96, 1984.
PERELMAN, Chaïm.; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: A nova retórica. Tradução de Maria E. A. Prado Galvão São Paulo: Martins Fontes, 2014.
SANFORD, David. H. Begging the question. Analysis, v.32, n.6, p. 197-199, 1972.
SINNOTT-ARMSTRONG, Walter. Begging the question. Australasian Journal of Philosophy, v.77, n.2, p.174-191, 1999.
MCCAIN, Kevin; STAPLEFORD, Scott (orgs). Epistemic duties: new arguments, new angles. New York: Routledge, 2020.
VAN EEMEREN, Frans Hendrik. Argumentation Theory: A Pragma-Dialectical Perspective. Springer/Nature: Switzerland, 2018.
VAN EEMEREN, Frans Hendrik, GROOTENDORST, Rob. The Development of the Pragma-dialectical Approach to Argumentation, Argumentation, v.17, p. 387-403, 2003b.
VAN EEMEREN, Frans Hendrik, GROOTENDORST, Rob. A Systematic Theory of Argumentation: The pragma-dialectical approach. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
Copyright (c) 2025 Autor e Revista EID&A

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).