Pietà, de Bellini, e Pietà with Courtney Love, de Lachapelle: uma análise discursiva e comparativa
Resumo
Propomos uma análise discursiva e comparativa de duas obras de arte: a pintura renascentista intitulada Pietà (1505), do veneziano Giovanni Bellini (1430-1516), e a fotografia surrealista intitulada Pietà with Courtney Love (2007), do norte-americano David LaChapelle (1963-). Algumas das razões e objetivos que justificam essas escolhas são o que há em comum e de diferente entre as duas obras, as relações de intericonicidade e intergenericidade, dentre outros elementos técnicos. As obras serão comparadas levando-se em conta seus contextos, tempos, espaços, sujeitos e sentidos específicos. Valendo-nos do instrumental teórico da Análise do Discurso, utilizamos os estudos sobre a imagem de Aumont (2008) e sobre a simbologia das cores de Guimarães (2004), da grade de análise de imagens de Mendes (2012), além de parte do instrumental teórico oferecido pela Semiolinguística de Charaudeau (2008), dos estudos de Plantin (2010), Charaudeau (2010), dentre outros, sobre as emoções no discurso e outros conceitos afins, tais como ethos, pathos e imaginários sociodiscursivos. O presente estudo nos leva a inferir o quanto a Análise do Discurso pode ser frutífera na análise de textos pictóricos. Com essa reflexão, não pretendemos esgotar a análise das duas imagens. Na busca por um equilíbrio analítico-discursivo, um equacionamento entre o universo situacional e o discursivo, a vida e a obra dos dois artistas, o interno e o externo dessas obras, o subjetivo e o objetivo que elas propõem, a alteridade e a individualidade em interação, acreditamos ter integrado pensamentos, crenças e opiniões, em uma constelação de sentidos que nos permite uma conclusão temporária, inacabada.Downloads
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