Traços da polifonia bakhtiniana no romance brasileiro: o tempo e o vento, de Erico Verissimo

  • Marcio da Silva Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Romance Polifônico. Bakhtin. Dostoievski. Erico Verissimo.

Resumo

O objetivo do presente artigo é trabalhar com o conceito de polifonia proposto por Mikail Bakhtin em seu livro Problemas da Poética de Dostoievski e como esse conceito pode ser aplicado à terceira parte da obra O tempo e o vento, de Erico Verissimo, intitulada O Arquipélago. Bakhtin utiliza-se do conceito de polifonia para destacar uma contraposição entre o romance monofônico, também conhecido como tradicional, de uma forma peculiar de romance, onde cada personagem funciona como um ser autônomo, que cultiva sua própria visão de mundo e que não está submetido à visão de mundo do próprio autor. Para o teórico russo, o escritor tido como referência em se tratando de romance polifônico é Fiodor Dostoievski (1821-1881) que, segundo ele, foi o único capaz de alcançar a magnitude do significado do termo. O conceito de polifonia é, muitas vezes, confundido com outros termos da linguística como, por exemplo, o dialogismo, por isso, é necessária muita cautela na definição de um romance como sendo polifônico. Sendo assim, a presente investigação busca evidências que comprovem traços da polifonia bakhtiniana no grande romance de Erico Verissimo.

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Publicado
2015-04-28
Como Citar
Oliveira, M. (2015). Traços da polifonia bakhtiniana no romance brasileiro: o tempo e o vento, de Erico Verissimo. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 5(1), 122-136. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/438
Seção
Artigos