A palavra política revolucionária do FRIP ao PRT: transformações em torno do ethos revolucionário
Resumo
O presente artigo analisa o discurso político da Frente Revolucionária Indoamericana Popular, nascida em 1961, e do Partido Operário Revolucionário El Combatiente, duas organizações historicamente contemporâneas que partilham uma matriz discursiva. Nosso objetivo geral é analisar como as variações no discurso político revolucionário expressam características das organizações que o produzem de acordo com o seu lugar na política revolucionária. Para isso, interessa-nos especificamente o ethos discursivo, entendido como a emergência, no enunciado, de uma figura legitimadora do discurso e de um coenunciador que participa da produção de sentido, construindo, assim, a “comunidade imaginária daqueles que aderem ao mesmo discurso” (MAINGUENEAU, 1999). Abordando um corpus composto por editoriais de imprensas orgânicas, analisaremos a composição do ethos, partindo da hipótese de que suas variações indicam o lugar de cada organização no campo político revolucionário.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).