O discurso do trabalho na literatura de autoajuda: os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey, em análise
Resumo
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e o sujeito cada vez mais fragmentado, a autoajuda afirma-se como uma ferramenta de autoconhecimento e uma tentativa de superação dos problemas. O presente estudo analisa o livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey, que promete aos leitores uma mudança de hábitos que proporcionarão uma vida de sucesso profissional. Dessa forma, foi possível relacionar o discurso de autoajuda com a economia e o capitalismo. Às luzes da Análise do Discurso Francesa e alguns de seus expoentes como Foucault, Bakhtin e Orlandi foi possível relacionar a autoajuda com o capitalismo, sendo aquela um servidor deste, neste mundo globalizado em que os sujeitos se sujeitam e seguem as regras do mercado sem questionar, fazendo perder-se a função do signo que é a de luta das classes. Martelli entra aqui com sua classificação dos indivíduos que ajuda a identificar os tipos de leitor para os quais a autoajuda é escrita e o tipo de sujeito a quem ela serve, para que nada saia do lugar e para que o mercado produza mais e melhor. Assim, pode-se considerar a autoajuda como missionária do capitalismo.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).