A construção do ethos de uma cidade e de seus habitantes em uma revista local
Resumo
Com o objetivo de observar como as estratégias argumentativas podem ser utilizadas para definir o ethos ou os ethé de uma cidade e de um povo e para tentar persuadir um auditório acerca de um determinado fato, analisamos, neste artigo, a reportagem “Lampião arrudiano Itabaiana: Ele nunca esteve aqui, mas saiba os fatos relacionado (sic) a Itabaiana”, publicada na revista OMNIA em maio de 2011, em que o orador tenta convencer o público leitor de que Lampião não invadiu o município de Itabaiana por nele existirem heróis mais perigosos do que o Rei do Cangaço. A partir da análise dos argumentos utilizados no texto, desvelamos as imagens discursivas de uma cidade valente e de um povo corajoso e orgulhoso de sua história e de sua cultura. Para tanto, utilizamos como pressupostos teóricos e metodológicos os estudos da Argumentação e Retórica, da Semiótica Discursiva e da Análise do Discurso francesa.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).