A construção do ethos de uma cidade e de seus habitantes em uma revista local

  • Flávio Passos Santana Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Márcia Regina Curado Pereira Mariano
Palavras-chave: Ethos. Persuasão. Argumentação. Itabaiana.

Resumo

Com o objetivo de observar como as estratégias argumentativas podem ser utilizadas para definir o ethos ou os ethé de uma cidade e de um povo e para tentar persuadir um auditório acerca de um determinado fato, analisamos, neste artigo, a reportagem “Lampião arrudiano Itabaiana: Ele nunca esteve aqui, mas saiba os fatos relacionado (sic) a Itabaiana”, publicada na revista OMNIA em maio de 2011, em que o orador tenta convencer o público leitor de que Lampião não invadiu o município de Itabaiana por nele existirem heróis mais perigosos do que o Rei do Cangaço. A partir da análise dos argumentos utilizados no texto, desvelamos as imagens discursivas de uma cidade valente e de um povo corajoso e orgulhoso de sua história e de sua cultura. Para tanto, utilizamos como pressupostos teóricos e metodológicos os estudos da Argumentação e Retórica, da Semiótica Discursiva e da Análise do Discurso francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-04-17
Como Citar
Santana, F., & Mariano, M. R. (2015). A construção do ethos de uma cidade e de seus habitantes em uma revista local. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 5(1), 74-88. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/433
Seção
Artigos