As trágicas razões das emoções mobilizadas por Heinrich Himmler em discurso endereçado aos generais da SS em 18 de fevereiro de 1937
Resumo
Este artigo objetiva examinar o discurso proferido por Heinrich Himmler, no dia 18 de fevereiro de 1937, endereçado à alta cúpula militar do Partido nazista. A fala do líder da SS funciona como uma diretriz (interdição das relações sexuais entre homens) a ser seguida pelos membros do partido e que começa a ser instaurada, junto à população civil, com a ascensão de Hitler ao Reichstag. Nosso objetivo é discutir a intrínseca relação existente entre razões e emoções, assentados em trabalhos desenvolvidos por Plantin (2010; 2011) e Ansart (2019). Ademais, faremos uma breve discussão a respeito das condições dos homossexuais alemães em duas temporalidades: durante a República de Weimar e após a ascensão de Hitler. Nosso principal modelo analítico é o da tópica da emoção, de Christian Plantin, que será mobilizada na análise de alguns fragmentos marcantes, nos quais se destacam a homofobia do orador e a exaltação do orgulho nazista.
Downloads
Referências
ANSART, Pierre. A gestão das paixões políticas. Tradução: Jacy Freitas. Curitiba, PR: Ed. UFPR, 2019.
ARISTÓTELES. A retórica. Tradução: Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.
BOISSON, Jean. Le Triangle Rose: la déportation des homosexuels, 1933-1945. Paris: Éditions Robert Laffont, 1987.
LIMA, Helcira. As emoções e suas implicações na construção argumentativa. In: PIRIS, E. L. e OLÍMPIO-FERREIRA, M. (Orgs.). Discurso e argumentação em múltiplos enfoques. Coimbra: Grácio Editor, 2016, v. 1o, p. 241-259.
PLANTIN, Christian. As razões das emoções. Tradução: Emília Mendes. In: MENDES, E.; MACHADO, I. L. (Orgs.). As emoções no discurso. V. II. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010, p. 57-80.
PLANTIN, Christian. Les bonnes raisons des émotions: príncipes et méthode pour l’étude du discours émotionné. Berne: Peter Lang, 2011.
SCHLAGDENHAUFFEN, Régis. Triangle Rose: la persécution nazie des homosexuels et sa mémoire. Paris: Éditions Autrement, 2011.
SETTERINGTON, Ken. Marcados pelo triângulo rosa. Tradução: Sandra Pina. São Paulo: Melhoramentos, 2017.
TAMAGNE, Florence. Histoire de l’homosexualité en Europe: Berlin, Londres, Paris 1919-1939. Paris: Éditions du Seuil, 2000.
Copyright (c) 2024 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).