Argumentação e ideologia no discurso publicitário

análise semiolinguística da campanha “Agro: a indústria-riqueza do Brasil”

Palavras-chave: Discurso publicitário. Estratégias argumentativas. Ideologia especista.

Resumo

Este trabalho, de natureza documental e interpretativista, apresenta uma análise da campanha intitulada “Agro: a indústria-riqueza do Brasil”, veiculada pela Rede Globo de Televisão, com o intuito de apontar as estratégias descritivas e argumentativas que caracterizam o discurso publicitário e de averiguar, em que medida, tais estratégias contribuem para a reprodução da ideologia especista subjacente a essa campanha. Para isso, a investigação buscou respaldo na Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2005, 2019), nas contribuições de Soulages (1996) e Melo (2003) sobre o discurso publicitário, na concepção de ideologia proposta por Thompson (2011) e nos trabalhos de Singer (2010) sobre o discurso especista. Os resultados alcançados revelam a importância da argumentação no discurso publicitário como forma de manutenção das relações de poder e de dominação que caracterizam a ideologia especista na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Jairo Venício Carvalhais Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Estudos Linguísticos e professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Lucas Vinícius de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Letras (Estudos Linguísticos do Texto e do Discurso) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

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Publicado
2024-08-31
Como Citar
Oliveira, J. V., & de Souza, L. (2024). Argumentação e ideologia no discurso publicitário. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 24(2), 184-210. https://doi.org/10.47369/eidea-24-2-4306
Seção
Artigos