Clube de argumentação no IFRN Câmpus Ipanguaçu

Palavras-chave: Projeto de extensão, Argumentação, Leitura e produção de texto, Intervenção

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência no âmbito do projeto de extensão Argumentação e cidadandia do IFRN Campus Ipanguaçu ao longo de 2023. Tal projeto objetivou aproximar estudantes do universo da argumentação, engajando-os em atividades de leitura e produção de textos. Para isso, buscou-se respaldo teórico em autores como Charaudeau (2020), Emediato (2004), Fiorin (2016) e Koch (2011), os quais apresentam direcionamentos acerca da argumentação e de suas formas de expressão. As atividades foram organizadas em três fases bem demarcadas: formação teórica; prática de leitura e produção textual; e intervenção externa. De forma geral, ao longo da extensão, o grupo mostrou-se assíduo, participativo e competente na elaboração e recepção de textos.

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Biografia do Autor

Wíliton José de Araújo Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022) e especialista em Linguística pela Faculdade Facuminas (2023). Atualmente, é professor substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui interesse de pesquisa nas áreas de análise do discurso, linguística textual e literatura brasileira.

Elis Betânia Guedes da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em linguistica textual, atuando principalmente nos seguintes temas: artigo de opinião, responsabilidade enunciativa, produção textual, leitura, coesão e ensino-língua portuguesa.

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Publicado
2024-12-25
Como Citar
Martins, W. J., & Costa, E. B. (2024). Clube de argumentação no IFRN Câmpus Ipanguaçu. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 24(3), 68-86. https://doi.org/10.47369/eidea-24-3-4254
Seção
Artigos