Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula

  • Viviane Netto Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Livro didático. Leitura. Ensino. Análise do Discurso.

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de Mestrado em Estudos Linguísticos na UFMG. Buscaremos refletir sobre como se dá o trabalho de leitura e interpretação de textos em manuais didáticos de língua portuguesa, tendo como foco específico a análise das perguntas sobre os textos para leitura. A pesquisa tem como objetivo investigar por que os alunos brasileiros têm dificuldades em ler e interpretar textos. Como teoria de base, temos a Análise do Discurso de linha francesa acrescida da contribuição de autores como Authier-Revuz e Oswald Ducrot, que enriqueceram o estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-04-10
Como Citar
Silva, V. (2015). Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 4(1), 102-111. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424
Seção
Artigos