O texto dissertativo-argumentativo no livro didático: o discurso jornalístico silenciando a argumentação

  • Noemi Lemes Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Análise de Discurso. Argumentação. Livro Didático. Discurso Midiático.

Resumo

Essa pesquisa busca analisar, ancorada na Análise de Discurso de filiação francesa, se/como a Escola vem fazendo uso do discurso midiático, principalmente quando esse último apresenta-se como modelo para que os sujeitos-alunos desenvolvam seus textos argumentativos. Assim, temos como ponto de partida para nossas análises o livro didático, isto é, o veículo através do qual o discurso midiático circula na escola e cuja voz se faz legitimada como sendo a voz da verdade única e absoluta. Partindo então desse instrumento, mais precisamente de livros didáticos de Língua Portuguesa, investigamos como a ausência de teorias da linguagem e a substituição dessas teorias por textos jornalísticos afetam a produção dos sentidos em textos argumentativos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio. Pesquisamos o espaço destinado (ou não) ao ensino da produção de textos dissertativo-argumentativos em livros didáticos utilizados no Ensino Médio, em escolas públicas de Ribeirão Preto-SP, e também, as posições discursivas que são permitidas aos sujeitos-alunos dessas escolas de Ensino Médio ocuparem, em suas produções textuais argumentativas, de modo que, pelas marcas linguísticas presentes nas redações, possamos analisar como se dá a relação desses sujeitos com a argumentação e qual a implicação do discurso midiático e dos livros didáticos nessa questão.

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Publicado
2015-04-10
Como Citar
Lemes, N. (2015). O texto dissertativo-argumentativo no livro didático: o discurso jornalístico silenciando a argumentação. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 4(1), 89-101. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/423
Seção
Artigos