Adaptações musicais e deslocamentos: um exercício de análise do discurso em diálogo com Michel Foucault
Resumo
Este artigo objetiva desenvolver um estudo acerca de um fenômeno cultural em particular: a regravação nacional (em português) de canções cantadas em inglês. Para isso, analisaremos a canção Salve o nosso amor, do grupo Mulheres Perdidas, em contraponto com a canção que lhe serviu de base melódica, I remember you, do grupo norte-americano Skid Row. Além de analisar as duas canções, principalmente suas letras, propõe-se uma reflexão sobre a rede de enunciados que constitui os entornos dessas canções (com destaque para a recepção desse tipo de produto cultural). Defendemos que a atribuição qualitativa é determinada por aspectos da exterioridade e não meramente por uma “realidade” estética intrínseca de cada canção. Tal abordagem será realizada a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso francesa, mobilizando, sobretudo, estudos desenvolvidos por Michel Pêcheux e Michel Foucault, a partir dos quais serão discutidos os deslocamentos estilísticos e qualitativos atestados por dadas formações discursivas na recepção das canções.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).