Adaptações musicais e deslocamentos: um exercício de análise do discurso em diálogo com Michel Foucault

  • Lucas Martins Gama Khalil Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Palavras-chave: Discurso. Música. Linguagem. Brega.

Resumo

Este artigo objetiva desenvolver um estudo acerca de um fenômeno cultural em particular: a regravação nacional (em português) de canções cantadas em inglês. Para isso, analisaremos a canção Salve o nosso amor, do grupo Mulheres Perdidas, em contraponto com a canção que lhe serviu de base melódica, I remember you, do grupo norte-americano Skid Row. Além de analisar as duas canções, principalmente suas letras, propõe-se uma reflexão sobre a rede de enunciados que constitui os entornos dessas canções (com destaque para a recepção desse tipo de produto cultural). Defendemos que a atribuição qualitativa é determinada por aspectos da exterioridade e não meramente por uma “realidade” estética intrínseca de cada canção. Tal abordagem será realizada a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso francesa, mobilizando, sobretudo, estudos desenvolvidos por Michel Pêcheux e Michel Foucault, a partir dos quais serão discutidos os deslocamentos estilísticos e qualitativos atestados por dadas formações discursivas na recepção das canções.

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Publicado
2015-04-08
Como Citar
Khalil, L. (2015). Adaptações musicais e deslocamentos: um exercício de análise do discurso em diálogo com Michel Foucault. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 4(1), 48-59. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/420
Seção
Artigos