Argumentação e discurso literário

Uma análise semiolinguística do conto “A dívida”, de Fontes Ibiapina

Palavras-chave: Argumentação, Discurso Literário, Semiolinguística, Fontes Ibiapina

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a organização argumentativa no discurso literário do conto “A Dívida”, de Fontes Ibiapina, com base na Análise do Discurso Semiolinguística. Assim, buscamos verificar as especificidades do ato de linguagem, suas circunstâncias de discurso e o modo argumentativo de organização discursiva do objeto literário analisado. Nossa investigação é de natureza aplicada, de cunho descritivo quanto aos objetivos, de abordagem qualitativa, além de documental no tocante aos procedimentos de coleta de dados. Os resultados demonstram que a organização argumentativa está pautada em relações lógicas, partindo de encadeamentos de causalidade implicativa, de generalizações e raciocínios por dedução, manifestados através de uma encenação que se fundamenta em avaliações pautadas no domínio ético e em valores como os de disciplina e justiça, assim como em saberes da área da criminologia, possivelmente influenciados pela dupla carreira de escritor e juiz de Fontes Ibiapina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Felipe da Silva Castelo Branco, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI). Possui Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela mesma instituição. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI/CNPq).

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI/CNPq).

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. A invenção do nordeste e outras artes. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

AMOSSY, R. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.

ARAÚJO, A. S. Literatura brasileira de autores piauienses: uma historiografia sem rigor. Diário do Povo do Piauí, Teresina, 25 mar. 2007. Caderno Galeria, Seção Cultura, p. 18. Disponível em: https://airtonsampaio.blogspot.com/2012/11/literatura-brasileira-de-autores_6411.html. Acesso em: 07 ago. 2023.

BARROS, E. Fontes Ibiapina de fio a pavio. Piauí.com.br, 2008. Disponível em: http://www.piaui.com.br/turismo_txt.asp?ID=513. Acesso em: 07 ago. 2023.

BARROS, E. Nonon: o menino da Lagoa Grande. Teresina: Nova Aliança, 2012.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e Discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (org.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

CHARAUDEAU, P. Uma Teoria dos Sujeitos da Linguagem. In: MARI, H.; MACHADO, I.; MELLO, R. (org.). Análise do Discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2001.

IBIAPINA, J. N. M. F. A Dívida. In: IBIAPINA, J. N. M. F. Chão de Meu Deus. 3. ed. Teresina: APL; FUNDAC; DETRAN, 2009.

FERES, B. Discurso amoroso na literatura infantil. São Paulo: Contexto, 2023.

MELLO, R. Teatro, gênero e Análise do Discurso. In: MACHADO, Ida. Lucia; MELLO, Renato de. (org.). Gêneros: reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004. p. 87-106.

MOURA, J. B. Análise discursiva de editoriais do jornal Meio Norte: um retrato do Piauí. Teresina: EDUFPI, 2020. Disponível em: http://editorapathos.com.br/analise-discursiva-de-editoriais-do-jornal-meio-norte-um-retrato-do-piaui/ Acesso em: 01 dez. 2023.

RABELO, E. A. A História entre Tempos e Contratempos: Fontes Ibiapina e a obscura invenção do Piauí. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 200 f., 2008.

ZAFFARONI, E. R. A questão criminal. Rio de Janeiro: Revan, 2013.

Publicado
2024-08-31
Como Citar
Castelo Branco, L. F., & Moura, J. (2024). Argumentação e discurso literário. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 24(2), 109-134. https://doi.org/10.47369/eidea-24-2-4135
Seção
Artigos