Processos de referenciação meta na divulgação da ciência: abordagem argumentativa

Palavras-chave: Argumentação, Referenciação, Divulgação científica, Produção textual no ensino superior

Resumo

Neste trabalho, comparamos um roteiro escrito e sua retextualização em podcast de um Trabalho de Conclusão de Curso de uma estudante de Linguagens em 2022. Nossa finalidade correspondeu à identificação de como ocorre a passagem de um a outro e à análise de como a referenciação meta colabora para a operacionalização do projeto argumentativo. Identificamos as modificações realizadas na versão final e buscamos classificar tipos de referenciação meta do ponto de vista da argumentação. Embasamo-nos em pesquisas sobre a referenciação (Jubran, 2009; Morato, 2012) e em estudos que se dedicaram à argumentação (Charaudeau, 2016b; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002[1958]). Nossas análises permitem afirmar que a referenciação meta cumpriu papel argumentativo por ter sido mobilizada para adequar o texto para um contexto interlocutivo que abarca públicos especialistas e não especialistas, de modo a criar condições para fazer entender, fazer crer e fazer participar.

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Biografia do Autor

Renata Palumbo, Universidade de São Paulo

É professora doutora MS-3.1 da Universidade de São Paulo (USP), na área de Texto e Discurso, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH. Possui pós-doutoramento pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), no Departamento de Letras, com a pesquisa "A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona". Doutora e Mestre em Letras pela mesma Universidade. Fez estágio sanduíche de doutoramento pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Autora do livro "Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial", publicado pela FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. É membro do Grupo de Pesquisa Linguística de Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL). Também participa do Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP) pelo CNPq e do projeto temático Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados (FAPESP). Pesquisa sobre: discursos midiático e político, teorias da argumentação, sociocognição, linguística de texto, língua falada e escrita, além de se dedicar à linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa.

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Publicado
2024-12-25
Como Citar
Palumbo, R. (2024). Processos de referenciação meta na divulgação da ciência: abordagem argumentativa. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 24(3), 1-22. https://doi.org/10.47369/eidea-24-3-4133
Seção
Artigos