Novas proposições para o estudo da argumentação na vida social
Resumo
A história da retórica e de seu ensino, da Idade Clássica até meados do século XX, é aquela de uma decadência interminável, de uma longa sobrevivência escolar esclerosada em meio a uma desconsideração geral. No início do século XIX, o bispo escocês Richard Whately (1828) publica seu Elements of Rhetoric, seu grande manual vinte vezes reeditado na Inglaterra, confessando, no início de seu livro, que ele hesitou em empregar a palavra retórica no título, palavra “apt to suggest to many minds an associated idea of empty declamation or of dishonest artifice” (p. iii).Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).