Como convencer? da comunicação argumentativa à manipulação

  • Philippe Breton Universidade de Estrasburgo

Abstract

Desde que Claude Shannon inventou a teoria da informação e Norbert Wiener criou a cibernética como a “ciência da comunicação”, a comunicação é definida como uma instância de transmissão social de informação. A extensão desse conceito a todo o campo de relações entre os humanos forçou a criação de distinções entre diferentes tipos de comunicação. Aqui distinguimos três tipos que dependem do que se deseja: persuadir, informar ou compartilhar experiências subjetivas. O convencimento pode ser feito de diferentes formas. Algumas incluem o uso de alguma forma de violência, o que inclui a violência psicológica. Nesse caso, nós falamos de “manipulação”. No que concerne ao restante, convence-se especialmente pelo uso da “arte de argumentar”. O ato de convencer é dividido em dois por uma linha ética: de um lado, há a violência, do outro, há a gentileza, o respeito e a simetria dos pontos de vista.

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Published
2015-04-01
How to Cite
Breton, P. (2015). Como convencer? da comunicação argumentativa à manipulação. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 3(1). Retrieved from https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/411
Section
Artigos