Atos de fala e Argumentação: um debate entre uma companhia transnacional (Repsol) e ativistas em um site
Resumo
Este artigo é parte de um amplo projeto de pesquisa que tem por objetivo a análise qualitativa de uma variedade de estratégias usadas em discursos corporativos de conflito. Este trabalho dá foco, em particular, a dados que revelam um confrontamento ideológico entre as partes, uma área pouco explorada no campo da análise do discurso corporativo. Os dados mencionados provêm de discussões entre uma companhia multinacional de petróleo e uma ONG acerca da atuação da primeira em uma zona de extração habitada por comunidades indígenas. A análise das estratégias discursivo-argumentativas utilizadas apresenta uma aparente atitude cooperativa entre as partes. Entretanto, uma análise pragmático-argumentativa mais detalhada acerca da principal estratégia utilizada pelos participantes (a estratégia afiliativa) em relação a outros recursos argumentativos e a sua intertextualidade com a informação postada nos sites das partes revela que o sentido construído representa um (não-resolvido) conflito entre dois frames cognitivos ou visões de mundo. A fim de explicar esse fato, acreditamos que a anállise discursivo-argumentativa deva ser complementada com um nível cognitivo que dá conta de um nível mais complexo de significação. De uma perspectiva teórico-metodológica, a análise desse tipo de corpus implica adentrar questões como os limites das várias disciplinas discursivas e avançar em direção à interdisciplinaridade.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).