Metáfora argumentativa no discurso de Paulo Maluf
Resumo
Investigar como acontece a argumentação no discurso político é uma forma de torná-lo mais transparente e desvendar os múltiplos significados nele contidos. Dentre as inúmeras possibilidades, uma estratégia de análise que parece bastante válida parte do estudo das escolhas metafóricas presentes em uma manifestação discursiva, visto que elas podem revelar a relação que determinado locutor tem com o mundo. Este estudo, entretanto, não pode acontecer desvinculado de considerações sobre a identidade do enunciador, os pressupostos da nova retórica sobre o auditório a que tal discurso se destina, o contexto e a situação sócio-histórica em que ele ocorre. Para a presente análise, foram selecionadas duas amostras da produção discursiva de Paulo Maluf, conhecido político brasileiro ainda em atividade, em que se procurou averiguar de que forma o uso da metáfora como estratégia argumentativa pode revelar efeitos de sentido inesperados.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).