A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros

  • Gilton Sampaio de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Rosa Leite da Costa
  • Fernando Filgueira Barbosa Junior
Palavras-chave: Discursos. Sentidos. CAMEAM/UERN.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os discursos que constituem o Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), com o foco nos sentidos que o constituem discursivamente como espaço de produção acadêmica e de desenvolvimento do conhecimento humano e social. O aporte teórico é advindo dos estudos da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996 e REBOUL, 1998) e de Bakhtin (1995, 1997). Os dados foram coletados por meio de depoimentos, em gravações audiovisuais e/ou escritos, de gestores universitários e dos segmentos acadêmicos do CAMEAM e da UERN e de representantes da sociedade do Alto-Oeste Potiguar e região. Os resultados apontam que há sentidos diversos sobre o CAMEAM, mas convergentes em muitas das teses defendidas, notadamente nos sentidos do crescimento pessoal e profissional dos informantes e das adversidades pelas quais passou o CAMEAM ao longo de sua história; das aulas em escolas da educação básica, quando não havia sede própria, ao campus referência na educação oferecida à região do Alto-Oeste Potiguar e regiões adjacentes.

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Publicado
2015-03-23
Como Citar
Souza, G., Costa, R., & Barbosa Junior, F. (2015). A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 2(1), 63-75. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/403
Seção
Artigos