A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os discursos que constituem o Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), com o foco nos sentidos que o constituem discursivamente como espaço de produção acadêmica e de desenvolvimento do conhecimento humano e social. O aporte teórico é advindo dos estudos da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996 e REBOUL, 1998) e de Bakhtin (1995, 1997). Os dados foram coletados por meio de depoimentos, em gravações audiovisuais e/ou escritos, de gestores universitários e dos segmentos acadêmicos do CAMEAM e da UERN e de representantes da sociedade do Alto-Oeste Potiguar e região. Os resultados apontam que há sentidos diversos sobre o CAMEAM, mas convergentes em muitas das teses defendidas, notadamente nos sentidos do crescimento pessoal e profissional dos informantes e das adversidades pelas quais passou o CAMEAM ao longo de sua história; das aulas em escolas da educação básica, quando não havia sede própria, ao campus referência na educação oferecida à região do Alto-Oeste Potiguar e regiões adjacentes.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).