Palavras-chave e argumentação. Uma análise de valores culturais no discurso sobre interatividade

  • Márcio Wariss Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Resumo

O presente artigo aborda a utilização de palavras-chave em textos argumentativos e como tais palavras ativam processos inferenciais, trazendo à tona aquilo que na tradição aristotélica é conhecido como endoxa, ou seja, opiniões, crenças e valores compartilhados, que, geralmente, comparecem como premissas implícitas em textos que circulam numa determinada comunidade cultural. A abordagem aqui proposta fundamenta-se na apresentação de procedimentos metodológicos que visam auxiliar a identificação de palavras-chave culturais, a recuperação de endoxa e a análise de esquemas argumentativos. Especificamente, parte-se da hipótese de que interatividade pode ser considerada uma palavra-chave cultural do cenário contemporâneo, marcadamente caracterizado pela presença e utilização maciça das chamadas tecnologias de informação e comunicação, para que, após sua verificação, com base num corpus específico, sejam evidenciados e analisados esquemas argumentativos envolvendo a palavra-chave em questão e certas endoxa que ela evoca. Estes procedimentos metodológicos, ao final, revelam-se bastante úteis no sentido de oferecer elementos para melhor compreensão não apenas da palavra-chave analisada, mas da própria cultura que ela, de algum modo, representa.

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Publicado
2015-03-18
Como Citar
Monteiro, M. (2015). Palavras-chave e argumentação. Uma análise de valores culturais no discurso sobre interatividade. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 2(1), 76-86. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/401
Seção
Artigos