O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos

  • Daniele de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Argumentação. Editorial. Ethos. Mídia impressa.

Resumo

O ethos é uma importante estratégia argumentativa que pode ser explorada em qualquer discurso que tenha como um de seus objetivos a persuasão. Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre a construção discursiva do ethos como estratégia argumentativa no discurso veiculado em editoriais da mídia impressa. O exemplar da mídia selecionado como corpus é a revista impressa Caros Amigos, representante do denominado “jornalismo independente”. Deter-nos-emos na análise do editorial por entendermos que é nesta seção em que se veicula a opinião do corpo editorial como um todo, de seu posicionamento ou tendência ideológica. Além disso, o editorial de uma publicação tem por objetivo construir a imagem desta perante seus leitores. Nos textos analisados, observamos que, em geral, o editor faz apelo ao pathos, concomitantemente à emergência do ethos. Nesse caso, o editor convoca valores coerentes com os habitus teoricamente característicos do pensamento “de esquerda”, ou seja, o orador procura respeitar os saberes comuns, compartilhados com seu auditório.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-03-18
Como Citar
Oliveira, D. (2015). O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 2(1), 39-51. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399
Seção
Artigos