"Todo ponto de vista é a vista de um ponto": Intencionalidade e argumentatividade em capas de revista sobre o pós-pandemia

Palavras-chave: Argumentação, Intencionalidade, Capa de Revista, Pós-pandemia

Resumo

A argumentação é uma prática social determinada pela situação e pelo contrato comunicativo inerente a cada ato de linguagem (CHARAUDEAU, 2001; 2008), o que dá características específicas aos textos de diferentes gêneros discursivos. Além disso, todo texto expressa, de alguma maneira, um ponto de vista daquele que enuncia. Nesse sentido, o projeto em tela tem por objetivo refletir sobre a argumentatividade intrínseca ao discurso, sob um viés linguístico-discursivo, considerando a intencionalidade do ato comunicativo e os diferentes níveis (AMOSSY, 2011; 2018) em que tal argumentatividade se manifesta. Para isso, como corpus de análise, foram selecionadas diferentes capas de revista publicadas no Brasil, entre 2020 e 2023, que tematizassem o cenário após pandemia de covid-19. Como resultados, verificou-se que as capas em evidência direcionam o olhar do público para determinadas conclusões, ora levantando expectativas para o cenário futuro, ora analisando as consequências geradas por esse momento tão marcante na sociedade mundial.

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Biografia do Autor

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Glayci é doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também cursou o mestrado e a graduação em Letras Português/Inglês. Atualmente, é professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da UFF. Entre 2013 e 2018, foi professora de Língua Portuguesa e Literaturas no Colégio Pedro II (40h DE). Trabalhou como professora do Ensino Fundamental e Médio na rede pública e particular de ensino. É vice-líder do Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura (LEPELL/CPII/CNPq) e membro do grupo de pesquisa Leitura, fruição e ensino (LeiFEn/UFF/CNPq). Sua pesquisa tem como principal foco os textos argumentativos, os modos de organização do discurso, os textos verbo-visuais, sobretudo os quadrinhos, e o ensino de língua e literatura.

Isabella da Rocha Pontes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda de Licenciatura em Letras Português-Francês (UFF) e bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). Sua pesquisa tem se voltado para a Semiolinguística, a Argumentação e os textos midiáticos.

Referências

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
Xavier, G., & Pontes, I. (2023). "Todo ponto de vista é a vista de um ponto": Intencionalidade e argumentatividade em capas de revista sobre o pós-pandemia. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 23(3), 35-58. https://doi.org/10.47369/eidea-23-3-3921
Seção
Artigos