Resenha crítica de Controversy and Confrontation, de Eemerem $ Garssen
Resumo
“Controvérsia e Confrontação” constitui o sexto volume de uma coleção inteiramente dedicada ao estudo da controvérsia, coordenada por Marcelo Dascal, grande referência nessa área de estudos, membro fundador e atual residente da “International Association for the Study of Controversies”2. Após o ano de 1995, o estudo da Controvérsia começou a ter atenção significativa no mundo acadêmico com o surgimento do projeto “Leibniz the Polemicist”3, coordenado por Dascal. Tal projeto enfatizava a importância do debate e da polêmica como gerador de conhecimento e de progresso, colocando a controvérsia no centro das atenções depois de atribuir-lhe relevância significativa enquanto um objeto de estudo. Tal classificação causou um grande impacto em diferentes acadêmicos e desencadeou estudos acerca do tema. Rapidamente, originou-se uma gama ampla e interessante de possíveis linhas de pesquisa: estudos sobre o aparecimento e evolução da controvérsia; sua solução ou dissolução; o desenvolvimento da controvérsia como um tipo de atividade ou gênero através da história (relacionado com a Pragmática histórica); o papel do fator cultural no modo de conceituar e executar uma controvérsia (também relaciona-se à Pragmática e mesmo à Etnografia da comunicação). Ainda, como acréscimo aos estudos de casos particulares e importantes, pertencentes tanto ao passado (História da Ciência e História da Filosofia) ou ao presente (Análise do discurso e Análise Cultural).
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).