Estratégias de persuasão recuperáveis no discurso eleitoral de Barack Obama
Resumo
Este trabalho analisa a maneira pela qual o material semiótico verbal, paraverbal e não verbal funcionam nas encenações com vistas à persuasão em um gênero de discurso preciso: o debate político televisionado. Nosso objetivo é demonstrar que uma análise pertinente das estratégias persuasivas deve levar em conta também os níveis gestuais e entonativos. Assim, os níveis paraverbal e não verbal da comunicação política serão descritos levando-se em consideração três provas clássicas: o logos, o pathos e o ethos. Este trabalho propõe uma análise teórica de um corpus representado por um fragmento retirado dos debates eleitorais presidenciais que ocorreram nos Estados Unidos, em setembro de 2008. Os participantes são os dois candidatos presidenciais Barack Obama e Jonh MacCain, mas o fragmento compreende uma entrevista de Obama que trata da assistência à saúde.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).