A argumentação nos estudos da linguagem
Entrevista com Marianne Doury
Resumo
Nas últimas décadas, os estudos sobre argumentação se desenvolveram consideravelmente e têm se firmado como um campo interdisciplinar, no entrecruzamento das fronteiras entre ciências da linguagem e ciências humanas. Isto faz com que a argumentação reúna uma grande quantidade de pesquisas que se distinguem tanto do ponto de vista dos objetos visados quanto dos quadros teóricos nos quais eles se enquadram. Essa diversidade de posições nos leva a nos questionarmos explícita e profundamente sobre o papel do pesquisador no campo da argumentação, assim como sobre sua maneira de lidar com o assunto. Como definir a argumentação? Qual o lugar da argumentação nos estudos da linguagem? Quais são os respectivos interesses das diferentes formas de argumentação? Qual a importância de compreender e identificar os argumentos? Qual a importância dos estudos argumentativos? Essas e outras questões perpassam a obra da professora Marianne Doury e, com esta entrevista, pretendemos lançar mais luzes sobre esse debate, além de chamar a atenção para outras questões concernentes à pesquisa a respeito do assunto. Pretendemos, finalmente, sublinhar a importância do trabalho da autora, uma vez que este reafirma a importância dos estudos sobre argumentação nas ciências da linguagem e no ensino.
Downloads
Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).