O discurso neoliberal promovido pela Atlas Network e sua estratégia discursivo-argumentativa para difundir o “novo neoliberalismo” brasileiro

Palabras clave: Think tanks, Discurso, Nuevo neoliberalismo, Argumentación

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo identificar las estrategias de argumentación textual y discursiva utilizadas por Atlas Network para componer su imagen institucional, que influye en diferentes representantes políticos de las nuevas derechas brasileñas, específicamente en la masificación del discurso neoliberal, rediseñado bajo una estética agradable, denominada “nuevo neoliberalismo”. En la composición del corpus de esta investigación, metodológicamente definido como bibliográfico y con enfoque cualitativo, seleccionamos segmentos “sobre la marcha” (MOIRAND, 2020) de la sección “Nuestra Historia”, disponible en el sitio web de la institución, con el fin de verificar cómo actúan los seres humanos de habla en la escenificación del acto de comunicación y analizar cómo se construye la argumentación en este espacio particular. Los resultados indican que la Red Atlas emplea diferentes recursos de argumentación textual para fundamentar su propuesta de mundo y crear una imagen en defensa del neoliberalismo, expresando el punto de vista de la organización.

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Biografía del autor/a

Júlia Klein Caldas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada pela Unisinos, é também jornalista, formada pela mesma universidade. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa CCELD (Comunicação da Ciência: Estudos Linguísticos-Discursivos), com foco nos seguintes temas: análise semiolinguística do discurso, argumentação, discurso midiático, discurso político, popularização da ciência e tecnodiscursividade.

 
Dieila dos Santos Nunes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutoranda em Linguística Aplicada, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Linguística Aplicada (UNISINOS), área de concentração: linguagem, tecnologia e interação. Licenciada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. Integrante do corpo editorial do Projeto LER...-Literatura e Ciência, parceria entre FACCAT, UNISINOS e Grupo Sinos. Editora do periódico Form@ção de Professores em Revista - Faccat. Editora da Revista Linguarudo: popularização da ciência. Docente das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa CCELD (Comunicação da Ciência: Estudos Linguísticos-Discursivos), principalmente nos seguintes temas: análise semiolinguística do discurso, discursos de divulgação e popularização da ciência, gêneros discursivos, análise textual dos discursos, argumentação, tecnodiscursividade.  
Bruno Lima Rocha Beaklini, Faculdade São Francisco de Assis

Doutor e mestre em ciência política pela UFRGS, graduado em jornalismo pela UFRJ, fez dois anos de estágio pós-doutoral em economia política internacional (UFRGS). Docente nas áreas de relações internacionais, ciência política e comunicação social da Faculdade São Francisco de Assis (UNIFIN).

 

Citas

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Publicado
2023-06-01
Cómo citar
Klein Caldas, J., Nunes, D., & Beaklini, B. (2023). O discurso neoliberal promovido pela Atlas Network e sua estratégia discursivo-argumentativa para difundir o “novo neoliberalismo” brasileiro. Revista Eletrónica De Estudios Integrados En Discurso Y Argumentación, 23(1), 169-189. https://doi.org/10.47369/eidea-23-1-3679
Sección
Artículos