O discurso neoliberal promovido pela Atlas Network e sua estratégia discursivo-argumentativa para difundir o “novo neoliberalismo” brasileiro

Palavras-chave: Think tanks, Discurso, Novo neoliberalismo, Argumentação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar estratégias textuais e discursivas de argumentação utilizadas pela Atlas Network para compor sua imagem institucional, que influencia diferentes representantes políticos das novas direitas brasileiras, especificamente na massificação do discurso neoliberal, repaginado sob uma estética palatável, denominado de “novo neoliberalismo”. Na composição do corpus desta investigação, definida metodologicamente como bibliográfica e com abordagem qualitativa, selecionamos “ao voo” (MOIRAND, 2020) segmentos da seção “Nossa História”, disposta no site da instituição, com o intuito de verificar de que modo os seres de fala agem na encenação do ato de comunicação e analisar como se constrói a argumentação nesse espaço particular. Os resultados indicam que a Atlas Network emprega diferentes recursos textuais de argumentação para fundamentar a sua proposta de mundo e criar uma imagem em defesa do neoliberalismo, expressando o ponto de vista da organização.

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Biografia do Autor

Júlia Klein Caldas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada pela Unisinos, é também jornalista, formada pela mesma universidade. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa CCELD (Comunicação da Ciência: Estudos Linguísticos-Discursivos), com foco nos seguintes temas: análise semiolinguística do discurso, argumentação, discurso midiático, discurso político, popularização da ciência e tecnodiscursividade.

 
Dieila dos Santos Nunes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutoranda em Linguística Aplicada, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Linguística Aplicada (UNISINOS), área de concentração: linguagem, tecnologia e interação. Licenciada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. Integrante do corpo editorial do Projeto LER...-Literatura e Ciência, parceria entre FACCAT, UNISINOS e Grupo Sinos. Editora do periódico Form@ção de Professores em Revista - Faccat. Editora da Revista Linguarudo: popularização da ciência. Docente das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa CCELD (Comunicação da Ciência: Estudos Linguísticos-Discursivos), principalmente nos seguintes temas: análise semiolinguística do discurso, discursos de divulgação e popularização da ciência, gêneros discursivos, análise textual dos discursos, argumentação, tecnodiscursividade.  
Bruno Lima Rocha Beaklini, Faculdade São Francisco de Assis

Doutor e mestre em ciência política pela UFRGS, graduado em jornalismo pela UFRJ, fez dois anos de estágio pós-doutoral em economia política internacional (UFRGS). Docente nas áreas de relações internacionais, ciência política e comunicação social da Faculdade São Francisco de Assis (UNIFIN).

 

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Publicado
2023-06-01
Como Citar
Klein Caldas, J., Nunes, D., & Beaklini, B. (2023). O discurso neoliberal promovido pela Atlas Network e sua estratégia discursivo-argumentativa para difundir o “novo neoliberalismo” brasileiro. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 23(1), 169-189. https://doi.org/10.47369/eidea-23-1-3679
Seção
Artigos