Representações docentes no período clássico grego sob a ótica do historiador Mario Alighiero Manacorda
Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise de parte da obra História da educação: da antiguidade aos nossos dias, a fim de depreender que representações docentes são construídas pelo autor da obra no período clássico grego e como são construídas. Para isso, utilizamos os estudos de Jodelet (2001) sobre representação social, Amossy (2018b) e Amossy e Pierrot (2022) sobre estereótipos. A análise tem enfoque metodológico qualitativo, que por natureza tem um viés interpretativista. Para analisar a materialidade discursiva, partimos de Maingueneau (2020), que defende levar em consideração qualquer marca no discurso que possa indicar traços para a construção dessas representações. Os resultados apontam que, na visão do historiador Mario Alighiero Manacorda, o professor no período clássico grego possui uma imagem não muito valorizada socialmente, de um modo geral, tanto pelos baixos salários quanto pela falta de reconhecimento e respeito por sua profissão.
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