O gênero redação do ENEM

Um estado do conhecimento

Palavras-chave: Gênero do discurso, Funcionamento argumentativo, Estado do Conhecimento, Redação do ENEM

Resumo

O gênero redação do ENEM tem sido objeto de estudo de variadas pesquisas que investigam o seu funcionamento textual-enunciativo e a sua presença na escola. Este artigo apresenta um estado do conhecimento acerca da produção científica sobre esse gênero, focalizando sua caracterização, seus constrangimentos e as implicações para o ensino de Língua Portuguesa. Partimos da definição de Morosini e Fernandes (2014) sobre pesquisas do tipo estado do conhecimento e do aporte teórico da Linguística Textual, além de buscarmos respaldo em Bakhtin (2016). A análise, de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, centrou-se em dissertações e teses e revelou que a redação do ENEM é avaliada como uma produção textual complexa, que se caracteriza pela presença da autoria e por apresentar um funcionamento argumentativo peculiar, que carece de ser melhor compreendido por professores e alunos.

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Publicado
2023-10-13
Como Citar
Silva, A., & de Lima Cavalcante, F. (2023). O gênero redação do ENEM. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 23(2), 51-70. https://doi.org/10.47369/eidea-23-2-3645
Seção
Artigos