A argumentação colaborativa e agência no Tempo de Aprender

“Quem tá conduzindo precisa perguntar”

Palavras-chave: Argumentação colaborativa, Agência transformacional, Formação docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância da argumentação colaborativa (LIBERALI, 2018) na constituição agentiva de alunos-professores no contexto de sessões reflexivas no âmbito de formação do Programa Tempo de Aprender. Esta discussão centraliza o conceito de argumentação na perspectiva colaborativa e, nessa direção, enfatiza a colaboração como modo para a constituição de sujeitos agentivos (FREIRE, 1987; STETSENKO, 2019). Os procedimentos metodológicos estão fundamentados na Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2009), cujos dados foram discutidos a partir de categorias, construídas com base na literatura sobre argumentação no contexto educacional (LIBERALI, 2018), os quais se distribuem em aspectos enunciativos, discursivos e linguísticos. Os resultados evidenciam que a argumentação colaborativa, na sessão reflexiva, consiste no exercício concreto de entrelaçamentos de diferentes pontos de vista, promove o dessilenciamento (TELES, 2018) e oportunidades de reflexão coletiva na direção da constituição de uma agência transformacional.

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Biografia do Autor

Valdite Pereira Fuga, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (Fatec – MC)

Valdite Pereira Fuga é pós-doutora, doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP. É graduada em Letras (Inglês e Português) e em Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente é professora do Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes. É filiada ao Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE).

Daniela Vendramini-Zanella, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Daniela Vendramini-Zanella é pós-doutora e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e Metrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Atualmente, é coordenadora e professora do curso de Letras (Português e Inglês e respectivas literaturas da Uniso. Afiliada ao Grupo de Pesquisa Linguagem em Contexto Escolar (LACE). Líder do grupo de pesquisa do diretório de pesquisa “Formação docente na perspectiva da TASHC e linguagem”.  .  CV: http://lattes.cnpq.br/5438619103724658

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Publicado
2023-06-01
Como Citar
Fuga, V., & Vendramini-Zanella, D. (2023). A argumentação colaborativa e agência no Tempo de Aprender. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 23(1), 93-108. https://doi.org/10.47369/eidea-23-1-3639
Seção
Artigos