As artimanhas do ethos durante um pronunciamento do presidente Lula
Resumo
Este trabalho, que se insere nos estudos retórico-discursivos da linguagem, tem como principal objetivo analisar as artimanhas da construção argumentativa de diferentes tipos de ethé que foram engendrados por ocasião de um pronunciamento do presidente Lula, durante seu programa eleitoral do segundo turno das eleições de 2022, compreendendo como os ethé estão apresentados discursivamente. Para a execução desse objetivo, ancoramos as nossas discussões em autores dos estudos retóricos antigos e modernos e da análise do discurso francesa contemporânea. A base teórica utilizada para a análise é especificamente a Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, aplicada ao discurso político, com destaque para a tipologia do ethos. Nossa investigação verificou que Lula se utilizou de uma tipologia do ethos que almeja despertar a confiança do auditório, ao passo que, a todo instante, desqualificou a imagem de seu adversário, Jair Bolsonaro, candidato à reeleição.
Downloads
Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).