Argumentação em tuítes sobre ciência na pandemia
Um olhar tecnodiscursivo para a escrita digital de Natália Pasternak
Resumo
Durante a pandemia de COVID-19, cientistas como Natalia Pasternak utilizaram redes sociais digitais para divulgar informações sobre o Coronavírus. O objetivo deste artigo é, à luz da Análise do Discurso Digital, refletir sobre a dimensão argumentativa envolvida na escrita digital de três tuítes da cientista após seu depoimento na “CPI da Pandemia”. Busca-se perceber de que forma ela procurou defender a ciência, mantendo o posicionamento adotado no depoimento e (re)construindo sua identidade discursiva para reforçar sua identidade social de cientista com autoridade. Concluiu-se que características da escrita digital como a deslinearização contribuíram para a construção das estratégias discursivas como a legitimação, a credibilidade e a captação.
Downloads
Copyright (c) 2022 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).