Argumentação em tuítes sobre ciência na pandemia

Um olhar tecnodiscursivo para a escrita digital de Natália Pasternak

Palavras-chave: Escrita Digital, Análise do Discurso Digital, Pandemia, Desafios metodológicos

Resumo

Durante a pandemia de COVID-19, cientistas como Natalia Pasternak utilizaram redes sociais digitais para divulgar informações sobre o Coronavírus. O objetivo deste artigo é, à luz da Análise do Discurso Digital, refletir sobre a dimensão argumentativa envolvida na escrita digital de três tuítes da cientista após seu depoimento na “CPI da Pandemia”. Busca-se perceber de que forma ela procurou defender a ciência, mantendo o posicionamento adotado no depoimento e (re)construindo sua identidade discursiva para reforçar sua identidade social de cientista com autoridade. Concluiu-se que características da escrita digital como a deslinearização contribuíram para a construção das estratégias discursivas como a legitimação, a credibilidade e a captação.

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Biografia do Autor

Daiana Campani, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil

Maria Eduarda Giering, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil

Publicado
2022-09-29
Como Citar
Campani, D., & Giering, M. E. (2022). Argumentação em tuítes sobre ciência na pandemia. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 22(esp), 16-39. https://doi.org/10.47369/eidea-22-esp.-3542