A ironia em crônicas de Rubem Braga
Uma estratégia persuasiva
Resumo
A ironia é uma figura de retórica resumida como o modo de manifestar-se opostamente ao que se está pensando. Na perspectiva da Retórica, o recurso funciona como expediente argumentativo – por meio dele, pode-se argumentar indiretamente. Nesse sentido, este artigo objetiva mostrar o funcionamento da ironia em crônicas de Rubem Braga que abordam a figura da mulher, a partir da hipótese de que esta seja um dos recursos retóricos a que o autor recorre com frequência para se mostrar convincente e persuadir seu público. Os pressupostos teóricos que fundamentam a análise advêm da retórica, especificamente de estudiosos da Nova Retórica que abordam o mecanismo, como Paiva (1961), Tringali (1988), Reboul (2004), Fiorin (2014) e Perelman e Olbrechts-Tyteca (2020). O exame dos dados leva em conta trechos que permitem a depreensão da ironia.
Downloads
Referências
ARRIGUCCI JR., Davi (org). Os melhores contos: Rubem Braga. São Paulo: Global, 1998.
BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. São Paulo: Record, 2009.
BRAGA, Rubem. A traição das elegantes. São Paulo: Record, 2014.
BRAGA, Rubem. Um cartão de Paris. São Paulo: Record, 1997.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2015.
MINOIS, George. História do riso e do escárnio. São Paulo: UNESP, 2003.
PAIVA, Maria Helena Novais. Contribuição para uma estilística da ironia. Lisboa: Centro de Estudos Filológicos, 1961.
PERELMAN, Chaïm; Olbrechts-Tyteca, Lucie. Tratado de argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O que é engraçado? Categorias do risível e o humor brasileiro na televisão. Estudos linguísticos e literários, Maceió, v. 5, n. 6, p. 42-79, 1989.
TRINGALI, Dante. Introdução à retórica: a retórica como crítica literária. São Paulo: Duas Cidades, 1988.
Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).