A ressignificação do valor identitário do negro nas capas do álbum Ladrão e História da minha área do rapper mineiro Djonga
Resumo
O presente artigo propõe-se a investigar os mecanismos de construção identitária do negro nas capas dos álbuns Ladrão e Histórias da minha área do rapper Djonga, verificando como o processo de semiotização de mundo e os imaginários sociodiscursivos são mobilizados pelo artista na ressignificação do perfil do jovem negro, que funcionam também como uma contra-argumentação a discursos estereotipados acerca desse perfil e dos papéis do negro no Brasil. Parte-se da hipótese de que o mundo significado nas capas dialoga com o propósito do movimento Hip Hop, que questiona uma identidade negra pré-estabelecida. O percurso teórico metodológico tem como base a Semiolinguística, com os conceitos de sujeitos da linguagem, identidades, argumentação e imagem. Dada a multimodalidade do corpus, utilizaremos também a teoria dos signos de Pierce e estudos sobre cor (GUIMARÃES, 2000). Pretende-se, portanto, investigar, principalmente, os procedimentos de identificação e de qualificação do jovem negro, (re)construídos pelo artista.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Coordenação da tradução: Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio-Ferreira. Tradução: Angela M. S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2018.
BORGES, Juliana. Encarceramento em massa. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria os sujeitos da linguagem. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato de. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Tradução: Ida Lúcia Machado, Renato de Mello e Williane Viriato Rolim. Belo Horizonte: Nad-FALE-UFMG, 2001. p. 23-37.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida; GAVAZZI, Sigrid (orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Tradução: Angela M. S. Corrêa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 11-27.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Coordenação da equipe de Tradução: Ângela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO, Márcia (org.). O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. p. 309-326.
CHARAUDEAU, Patrick. Imagem, mídia e política: construção, efeitos de sentido, dramatização, ética. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia; LIMA, Helcira; LYSARDO-DIAS, Dylia. Imagem e discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013. p. 383-405.
CHARAUDEAU, Patrick. Identidade linguística, identidade cultural: uma relação paradoxal. In: LARA, Glaucia Proença; LIMBERT, Rita Pacheco (orgs.). Discurso e desigualdade social. São Paulo: Contexto, 2015.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. 2.ed. 4.reimpr. Tradução: Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Contexto, 2018.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Coordenação: Marina Baird Ferreira. 8.ed. rev. atual. Curitiba: Positivo, 2010.
FRANCO, Luiza. Caso João Pedro: quatro crianças foram mortas em operações policiais no rio no último ano. Época. Rio de janeiro, 20 de maio de 2020. Disponível em: https://epoca.globo.com/rio/caso-joao-pedro-quatro-criancas-foram-mortas-em-operacoes-policiais-no-rio-no-ultimo-ano-24436851. Acesso em: 3 nov. 2020.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000.
JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro. EDUERJ, 2001.
LYSARDO-DIAS, Dylia. Imagem e discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013. p. 406-425.
MARQUES, Gustavo Pereira. Djonga fala de brasil, do que é ser ‘ladrão’ e da pasteurização do rap. [Entrevista concedida a] Ronald Rios. Reverb. Março de 2019. Disponível em: https://reverb.com.br/artigo/djonga-fala-de-brasil-o-que-e-ser-ladrao-e-a-pasteurizacao-do-rap Acesso em: 15 out. 2020.
PEIRCE, Charles Sanders. Divisão dos signos. In: Semiótica. Tradução: José Teixeira Coelho Neto. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SOUSA, Adriano Oliveira. Jornal popular e jornal de referência: manchetes e chamadas na formação de leitores críticos. 2013. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
VERGNE, Vanessa Karen Jesus. “Quem tava lá?”: o gênero, os discursos e as disputas no rap brasileiro. 2018. 73fls. Monografia (Bacharelado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, 2018.
Copyright (c) 2022 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).