Tradição e transgressão em Abril despedaçado
Uma análise retórica
Resumo
Este trabalho buscou trazer reflexões sobre como diferentes modos de conceber o mundo e as relações sociais determinaram a trajetória da família Breves, no filme Abril Despedaçado (2002). A narrativa gira em torno de duas famílias rivais que se baseiam no lema “olho por olho dente por dente”. Para tanto, analisamos cinco fragmentos de diálogos argumentativos que apontaram para perspectivas divergentes e sua relação com valores, vícios e virtudes, baseando-nos em Aristóteles ([384-322] 2014) e Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2005), dentre outros, como Assis (2006) e Ferreira (2010). As análises apontaram que a fuga da vingança, longe de demonstrar falta de coragem, tornou-se a virtude, o meio termo, a mediania, a liberdade, a felicidade. Pode-se, então, dizer que a ressignificação de justiça e honra se deu por conta da operação contra a cegueira que cerceava o ambiente cíclico em que a família Breves estava inserida.
Downloads
Referências
AGUIAR, Leonardo. Evolução histórica do Direito Penal. Jusbrasil, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3Adpn8D. Acesso em 04 ago. 2021.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução e notas: Edson Bini. 4. ed. São Paulo: Edipro, 2014 [384-322 a.C].
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011 [384-322 a.C].
ASSIS, Ismael de Oliveira. Direito e a história da vingança religiosa, privada e pública. Colloquium Socialis, v. 02, n. Especial 2, p. 253-258, 2018.
COULANGES, Numa-Denys. A cidade antiga. Tradução: Frederico Ozanam Pessoa de Barros. São Paulo: EDAMERIS, 2006.
ECKERT, Kleber; RÖHRING, Maiquel. Onomástica literária em Graciliano Ramos: os nomes dos personagens de Vidas Secas e de São Bernardo. Revista de Estudos da Linguagem. v. 26, n. 3, p. 1277-1294, 2018.
FERREIRA, Luiz Antônio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010.
MASSON, Cleber. Direito penal esquematizado: parte especial. v. 2. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.
MOSCA, Lineide Salvador. Velhas e novas retóricas: convergências e desdobramentos. In: MOSCA, Lineide Salvador (org.). Retóricas de ontem e de hoje. São Paulo: Humanitas, 1999. p. 17-54.
PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SALLES, Walter. Abril Despedaçado. [Filme]. Barueri: Vídeos Filmes, 2002.
Copyright (c) 2022 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).