Logos, ethos e pathos como estratégias argumentativas

Análise de uma notícia do Diário de Pernambuco

Palavras-chave: Argumentação, Ethos, Pathos, Logos

Resumo

Partindo do pressuposto de que a argumentação é uma dimensão inerente a todo discurso, este artigo tem por objetivo analisar como ela se dá pela mobilização do logos, do ethos e do pathos através da seleção de itens lexicais considerando todo o contexto em que tais itens se encontram. Para tanto, foram adotados os pressupostos teóricos da Teoria da Argumentação no Discurso proposta por Amossy (2011, 2017, 2020). Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa em que foi analisada uma notícia publicada no jornal Diário de Pernambuco. A análise permitiu constatar que a argumentação foi sendo construída ao longo de todo o discurso através da mobilização das três provas retóricas, que se deu pela seleção lexical. E essa seleção evidenciou a força e o direcionamento argumentativo na notícia analisada.

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Publicado
2022-09-07
Como Citar
Alves, G. (2022). Logos, ethos e pathos como estratégias argumentativas. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 22(2), 56-72. https://doi.org/10.47369/eidea-22-2-3438
Seção
Artigos