Movimentos discursivos da argumentação e processos cognitivos da aprendizagem significativa no mapeamento conceitual

Palavras-chave: Justificação, Negociação de perspectivas, Diferenciação progressiva, Reconciliação integrativa

Resumo

A argumentação é uma organização discursiva específica em que movimentos de justificação e negociação de perspectivas são observados. Por outro lado, a negociação de ideias também é marca da aprendizagem significativa, caracterizada pela ocorrência dos processos cognitivos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Esse artigo é parte de um estudo que se propôs a investigar a relação entre os movimentos discursivos da argumentação e os processos cognitivos da aprendizagem significativa no decurso de mapeamentos conceituais. Observamos a elaboração de mapas conceituais por dois estudantes de licenciatura em física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco em duas situações distintas: 1) na elaboração de mapas conceituais individuais e 2) na elaboração de um mapa conceitual coletivo. Essas observações foram videogravadas, transcritas e analisadas. A partir delas, encontramos indícios de que os movimentos discursivos da argumentação têm o potencial de evocar e manter os processos cognitivos da aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Sylvia De Chiaro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

 

 

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Publicado
2022-06-15
Como Citar
dos Santos, L., De Chiaro, S., & Calligaris Rodrigues, K. (2022). Movimentos discursivos da argumentação e processos cognitivos da aprendizagem significativa no mapeamento conceitual. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 22(1), 61-81. https://doi.org/10.47369/eidea-22-1-3345
Seção
Artigos