Os efeitos textuais e argumentativos dos raciocínios lógico-comparativos na formação para a pesquisa científica
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a construção e os efeitos textuais-argumentativos dos raciocínios lógico-comparativos a partir das interações verbais entre orientandos e orientadores, nas versões de textos escritos ao longo da formação no mestrado acadêmico: projetos de pesquisa, relatórios de qualificação e dissertações. Adotamos como base teórica o interacionismo sociodiscursivo, especialmente a categoria de tipos discursivos. Primeiramente, analisaremos alguns excertos, a fim de compreender o processo de aprendizagem epistêmica por meio da modificação e reformulação das exposições teóricas dos estudantes, após os comentários dos seus orientadores. Depois, evidenciaremos que os raciocínios lógico-comparativos, encontrados nos excertos das seções de “Análises e resultados” das pesquisas, apontam a maneira pela qual os estudantes mobilizam os conceitos teóricos aprendidos ao longo do mestrado como parâmetros para organizar processos mentais de sínteses interpretativas (generalizações).
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