Consumir e ser consumido: uma análise discursiva das novas exigências da vida online
Resumo
Este artigo põe em questão a condição de sofrimento do sujeito que consome e é consumido pelas novas exigências da vida online. Para tal reflexão, o estudo tem o objetivo de analisar as estratégias argumentativas do discurso do mercado que enaltecem a competitividade como valor a ser perseguido e apelam ao medo/ansiedade para incitar o temor a fim de conseguir submissão e aquiescência. Tendo em conta as contribuições da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e da Teoria da Argumentação, procura-se demonstrar que o neoliberalismo gesta, administra e conduz o sofrimento humano, que é um sintoma da sociedade de consumo.
Downloads
Referências
AIRES, Aliana Barbosa; HOFF, Tânia Márcia César. Inter-relações entre os estudos de comunicação/consumo e da análise de discurso francesa: uma perspectiva para investigar publicidade. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2016, São Paulo, Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2296-1.pdf. Acesso em: 2 dez. 2021.
AMARAL, Maria Virgínia Borges. Discurso e relações de trabalho. 2.ed. Maceió: Edufal, 2016.
AMOSSY, Ruth. Argumentação e Análise do Discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Tradução: Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio Ferreira. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n.1, p. 129-144, nov. 2011. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/389/395. Acesso em: 2 dez. 2021.
AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Coordenação de tradução: Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio-Ferreira. Tradução: Ângela M. S. Corrêa et al. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2018.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. 1.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. 1.ed. São Paulo: Zahar, 2008.
BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução à análise do discurso. 3.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. 1.ed. São Paulo: Futura, 2004.
CARRASCOZA, João Anzanello, Estratégias criativas da publicidade: consumo e narrativa publicitária. 1.ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 1.ed. São Paulo: Ática, 1996.
COURTINE, Jean-Jacques. A era da ansiedade: discurso, história e emoções. Tradução: Denise Ribeiro Leppos, Joseane Bittencourt e Carlos Piovezani. In: CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos (ogs.). (In)subordinações contemporâneas: consensos e resistências nos discursos. 1.ed. São Carlos: EdUFSCar, 2016a.
COURTINE, Jean-Jacques. Definição de orientações teóricas e construção de procedimentos em Análise do Discurso. Tradução: Flávia Clemente de Souza e Márcio Lázaro Almeida da Silva. LABEDIS - Revista do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 14-35, jun. 2016b. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/4090 Acesso em: 2 dez. 2021.
DANTAS, Valná. Na era das pessoas, comunicar sua marca colocando o consumidor no centro do seu discurso faz toda a diferença. Maceió. 29 set. 2021. Instagram: @valna.dantas Disponível em https://www.instagram.com/p/CUaOPeQL2PP/ Acesso em 30 set. 2021.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução: Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
O ESTADO DE S. PAULO. Fomo; o medo de ficar por fora. Disponível em https://link.estadao.com.br/noticias/geral,fomo-o-medo-de-ficar-por-fora,10000038220 Acesso em: 29 nov. 2021.
FERREIRA, António Mega (org). Fernando Pessoa: o comércio e a publicidade. 1.ed. Lisboa: Cinevoz; Luzomedia, 1986.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro (coord.). Glossário de Termos do Discurso. 1.ed. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
GABRIELLE, Keyla. Leia esse texto: O que as pessoas compram, na verdade? Maceió. 3 set. 2021. Instagram: @keylagabrielleoficial Disponível em https://www.instagram.com/p/CEq6Y3jp0Kw/ Acesso em: 9 set. 2021.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução: Enio Paulo Giachini. 1.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
HERMAN, Dan. The fear of missing out. In: The fear of missing out. 2011. Disponível em: http://fomofearofmissingout.com/fomo. Acesso em: 5 ago. 2020.
LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à Filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
MARI JR, Sergio; MICHELAN, Vanessa Silva. O meme como linguagem da inteligência coletiva. Comunicologia, v. 12, n. 1, p. 69-87, jan./jun. 2019. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295/6237 Acesso em: 2 dez. 2021.
MELLO, Shirlei Maria Freitas de; EMEDIATO, Wander. Informação jornalística, publicidade e propaganda. In: EMEDIATO, Wander (org.). A construção da opinião na mídia. Belo Horizonte: NAD; FALE; UFMG, 2013. p. 243-266.
NATULINI, Julia (2021). #foradostory, você tá bem? Disponível em https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/foradostory-voce-ta-bem,ef7d71a8375059826dd56f5b6f1d8de4bitju9sj.html Acesso em 29 nov 2021.
ORLANDI, Eni Pucinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 1.ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.
ORLANDI, Eni Pucinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12.ed. Campinas: Pontes, 2015.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. 5.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.
PÊCHEUX, Michel. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 19, p. 7-24, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636823. Acesso em: 2 dez. 2021.
REAGLE, Joseph. Following the Joneses: FOMO and conspicuous sociality. First Monday, Chicago, v. 20, n. 10, 5 out. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5210/fm.v20i10.6064. Acesso em: 2 ago. 2020.
SLATER, Don. Cultura do consumo & modernidade. Tradução: Dinah de Abreu Azevedo. 1.ed. São Paulo: Nobel, 2002.
SOLOMON, Michael R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Tradução: Beth Honorato. 11.ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
Copyright (c) 2022 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).