Consumir e ser consumido: uma análise discursiva das novas exigências da vida online

Palavras-chave: Discurso, Argumentação, Consumo, FoMO

Resumo

Este artigo põe em questão a condição de sofrimento do sujeito que consome e é consumido pelas novas exigências da vida online. Para tal reflexão, o estudo tem o objetivo de analisar as estratégias argumentativas do discurso do mercado que enaltecem a competitividade como valor a ser perseguido e apelam ao medo/ansiedade para incitar o temor a fim de conseguir submissão e aquiescência. Tendo em conta as contribuições da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e da Teoria da Argumentação, procura-se demonstrar que o neoliberalismo gesta, administra e conduz o sofrimento humano, que é um sintoma da sociedade de consumo.

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Biografia do Autor

Danielle Cândido, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil.

 

Maria Virgínia Borges Amaral, Universidade Federal de Alagoas

Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil.

 

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Publicado
2021-12-31
Como Citar
Cândido, D., & Amaral, M. V. (2021). Consumir e ser consumido: uma análise discursiva das novas exigências da vida online. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 21(3), 134 - 154. https://doi.org/10.47369/eidea-21-3-3257
Seção
Artigos