Atribuição de ethos na literatura: análise da narrativa do caso Nardoni
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as estratégias discursivas utilizadas pelo jornalista Rogério Pagnan ao relatar as trajetórias de vida de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte da menina Isabella Nardoni em 2008. A proposta é mostrar como foi construído o discurso sobre o crime e sobre os seus personagens pelo autor em sua obra O pior dos crimes: a história do assassinato de Isabella Nardoni, divulgada dez anos após o crime que ganhou repercussão nacional. Buscamos averiguar quais as vozes evocadas no discurso e como a narrativa contribui para a (des)construção de imagens dos atores sociais. Para tanto, utilizamos a dimensão discursiva-argumentativa do ethos, principalmente a partir dos postulados de Maingueneau (2008) e Charaudeau (2005), a fim de verificar os possíveis efeitos de sentido gerados a partir da narrativa.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998.
BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BATHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa. Tradução: Maria Zélia Barbosa. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2013. p. 19-62.
BERTAUX, Daniel. Le récit de vie. Paris: Armand Colin, 1994.
CARVALHO, Aline Torres Souza. Relações teórico-metodológicas entre a AD e a Narrativa de Vida. In: MACHADO, Ida Lúcia; MELO, Mônica Santos de Souza (orgs.). Estudos sobre narrativas em diferentes materialidades discursivas na visão da Análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD; FALE; UFMG, 2016. p. 21-42.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid (orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 11-27.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. 2. ed. Tradução: Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Contexto, 2008.
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. Tradução: Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: EdUSP, 2009.
GENETTE, Gérard. Fronteiras da narrativa. In: BATHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa. Tradução: Maria Zélia Barbosa. Petrópolis: Rio de janeiro, 2013. p. 265-284.
MACHADO, Ida Lúcia. Reflexões sobre uma corrente de análise do discurso e sua aplicação em narrativas de vida. Coimbra: Grácio Editor, 2016.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-29.
PAGNAN, Rogério. O pior dos crimes: a história do assassinato de Isabella Nardoni. 2.ed. Record, 2018.
Copyright (c) 2022 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).