Elementos da argumentação polêmica no debate político televisionado: confrontos em torno de temas de interesse público
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar o funcionamento da argumentação polêmica em recortes do debate televisionado pré-eleitoral realizado pela emissora Band, no quadro da corrida presidencial de 2018. Foram analisados dois trechos de debate envolvendo os candidatos à presidência e os temas do aborto e dos privilégios com dinheiro público. Esta pesquisa fundamentou-se teoricamente nos campos da retórica, dos estudos de argumentação e do discurso, particularmente nos trabalhos de Plantin (2008), Amossy (2017) e Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). Verificou-se que a argumentação polêmica pode ocorrer pautada no logos e no éthos, na primeira sequência analisada; mas também pode ocorrer pautada no pathos e na desqualificação do adversário, de acordo com a segunda sequência analisada.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth. Apologia da polêmica. Tradução: Mônica Magalhães Cavalcante. São Paulo: Contexto, 2017.
ANGENOT, Marc. La parole pamphlétaire: typologie des discours modernes. Paris: Payot, 1982.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2013.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo, Contexto, 2015.
PERELMAN, Caïm.; TYTECA, Lucie Olbrechts. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2014.
PLANTIN, Christian. Argumentação: história, teoria, perspectivas. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Copyright (c) 2021 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).