Written argumentation practices in two Argentinian undergraduate courses: multidimensionality and epistemic potentials
Resumo
Este artigo argumenta que as potencialidades epistêmicas da escrita e da argumentação derivam, em grande medida, do entrelaçamento de quatro dimensões. Três destas são constitutivas (dimensões lógica, retórica e dialética) e uma é integrativa (dimensão epistêmica). Caracterizamos como estas quatro diferentes dimensões funcionam em textos produzidos por estudantes universitários do primeiro ano em duas disciplinas (Letras e Biologia) e como estes estudantes refletem sobre os seus processos de escrita e argumentação. Os resultados pertencem a uma investigação qualitativa concebida como um estudo de caso múltiplo e centrada em práticas de ensino que entrelaçam conteúdo disciplinar, escrita e argumentação em salas de aula universitárias argentinas. Estes resultados aprofundam a investigação sobre o papel da argumentação na escrita acadêmica. Assim, analisamos textos produzidos por estudantes e entrevistas com eles, a fim de caracterizar as dimensões qu e utilizam quando escrevem e discutem para aprender nas suas disciplinas.
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